• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.1998.tde-02102023-162707
Documento
Autor
Nome completo
Elisabeth Maria Schibuola Egydio de Carvalho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1998
Orientador
Banca examinadora
Unglert, Carmen Vieira de Sousa (Presidente)
Chammé, Sebastião Jorge
Westphal, Márcia Faria
Título em português
O espaço-território da educação em saúde: oficina de territorialização de Vila Varela, Poá, São Paulo
Palavras-chave em português
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Participação da Comunidade
Sistemas Locais de Saúde
Resumo em português
Neste trabalho pretende-se identificar a Educação em Saúde comprometida na crise do conhecimento comum às demais ciências. Esse enfoque alargado do entendimento da Educação em Saúde proporciona uma análise dos problemas e inquietudes dessa ciência sob o ângulo da crise paradigmática do conhecimento científico. Enquanto ciência histórica a Educação em Saúde compartilha com o momento atual, exibindo em algumas de suas ações, como na Oficina de Territorialização, o surgimento de novas práticas colaborando na formação do novo paradigma científico. Perseguindo essas intenções o trabalho apresenta três momentos dissertativos: o primeiro que procura identificar as críticas sobre o conhecimento dentro das ciências naturais; o segundo que traz a mesma reflexão sobre o conhecimento, agora no painel da história social localizando a Educação em Saúde e caracterizando seu curso na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Por fim, descreve-se o trabalho da Oficina de Territorialização de Vila Vareta, fundamentado sob as características do Planejamento Ascendente.
Título em inglês
The space-territory of health education: territorializations workshop of Vila Varela, Poá city, Säo Paulo state, Brazil
Palavras-chave em inglês
Community Participation
Health Education
Local Health Systems
Primary Health Care
Resumo em inglês
This work was intended to identify Health Education committed in the knowledge crisis shared with the other sciences. This wider focus on understanding Health Education gives rise to an analisys of the problems and uneasiness of this science over the scope of the paradigm crisis of scientific knowledge. As a historical science, Health Education fits itself into the daily reality, demonstrating in some of its actions, like the Territorializations Workshop, the rise of new practices colaborating in the formation process of the newly shapping scientific paradigm. Following these goals, this work presents three moments: the first one seeks to identify the criticism concerning the knowledge inside of the natural sciences; the second one brings the same reflexion about knowledge, but now viewed through the social history where Health Education is placed, and its course of study at the School of Public Health of the University of São Paulo. At last, this paper describes the work of the Territorialization Workshop (Oficina de Territorialização) from Vila Varela, based on the caracteristics of the Bottom-up Planning (Planejamento Ascendente).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-10-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.