• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2006.tde-02032007-164952
Documento
Autor
Nome completo
Alba Lúcia Dias dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Rosenburg, Cornelio Pedroso (Presidente)
Diniz, Carmen Simone Grilo
Donato, Ausonia Favorido
Martins, Cleide Lavieri
Moura, José Valdez de Castro
Título em português
Histórias de jovens que vivenciaram a maternidade na adolescência menor : uma reflexão sobre as condições de vulnerabilidade
Palavras-chave em português
Vulnerabilidade
Adolescência
Experiência vivenciada
Maternidade
Resumo em português
Este estudo descreve as histórias de dez jovens, que vivenciaram a maternidade na faixa etária de 10-14 anos de idade, no município de Mairiporã, SP, no período de agosto de 2004 a agosto de 2005. Tendo como objetivo “(re) conhecer o significado da maternidade para jovens que vivenciaram a experiência, a partir do processo de compreensão de suas histórias de vida", e refletir sobre as condições de vulnerabilidade, procedemos a um estudo de análise qualitativa, utilizando como procedimentos metodológicos a técnica de história oral, para coleta de dados e, para a análise do material, a técnica de análise de conteúdo. As entrevistas, gravadas e transcritas integralmente e posteriormente recortadas para análise, foram realizadas com jovens, identificadas a partir de declarações de nascidos vivos, obtidos junto ao Cartório de Registro Civil de Mairiporã. Os achados foram analisados, contemplando dois momentos: antes do nascimento do bebê e após o nascimento do bebê, adotando categorias temáticas específicas. A primeira parte aborda a vivencia da infância, a família e o relacionamento familiar, o ficar mocinha, o namoro, a gravidez, as reações à gravidez, o pré-natal e o parto. A segunda parte refere-se a vivencia da jovem após o nascimento do bebê, os cuidados com o bebê, o relacionamento com o parceiro, o relacionamento mãe-filho, as dificuldades, o significado da maternidade, os sonhos, mensagem para adolescentes e para pais. As histórias detalham como se deu o desenrolar de suas vidas dentro do seu contexto histórico e social, contemplando o processo de desenvolvimento desde a infância, a passagem pela adolescência, com as características próprias, quando engravidou até o momento presente no papel de mãe. O significado da maternidade para as jovens foi evidenciado por quatro eixos centrais: felicidade por ser mãe, senso de responsabilidade, sentimento de arrependimento e perdas e mudanças em suas vidas. Os sonhos se expressaram em vontade de estudar, trabalhar, ter uma casa e independência dos pais. As mensagens dirigidas a adolescentes foram para que se previnam para não engravidar, usando preservativo, tomando pílula, que tenham juízo e não percam a juventude; e, a pais, que conversem mais com os filhos e não sejam violentos, autoritários ou omissos, e que as mães orientem mais seus filhos.
Título em inglês
Stories of young girls who experienced motherhood in underage adolescence: a reflection on vulnerability conditions
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Lived experience
Motherhood
Vulnerability
Resumo em inglês
This study describes the stories of ten young girls aged 10-14 years who experienced motherhood in the city of Mairiporã, São Paulo, during the period between August 2004 and August 2005. Once the objective was to “know the meaning of maternity of young girls who have lived this experience by considering the understanding process of their life stories", and to reflect on vulnerability conditions, and a qualitative study was carried out by adopting oral history technique for data collection and content analysis technique for data analysis. The interviews were recorded, fully transcribed and prepared for analysis. They were conducted with young girls, identified by birth certificates from a registry office in Mairiporã. The findings were analyzed according to two distinguished periods: before and after the baby’s birth. The first one describes childhood experience, family relationship, first period, dating, pregnancy, prenatal care and delivery. The second one refers to baby care, partner relationship, mother-child relationship, difficulties, the meaning of maternity, dreams and advice for adolescents and parents. The stories detail their lives within their historical and social contexts from childhood to adolescence, including its peculiarities, and from pregnancy to the present role of mother. Four thematic categories signifying maternity were revealed: happiness for being a mother, sense of responsibility, feelings of regret and loss and changes in their lives. Wishes were expressed by the willingness to study, work, have their own home and be independent from parents. The messages addressed to adolescents draw attention to prevention: condom use, use of contraceptive pills, being reasonable and not loosing their youth. The messages addressed to parents include more dialogue with children and absence of violence, authoritarianism and negligence. Also, mothers are expected to give their children a stronger sense of direction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
teseAlba.pdf (1.18 Mbytes)
Data de Publicação
2007-03-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.