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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.1986.tde-25082022-155329
Documento
Autor
Nome completo
Edmea Rita Temporini Nastari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1986
Orientador
Banca examinadora
Candeias, Nelly Martins Ferreira (Presidente)
Conceição, José Augusto Nigro
José, Newton Kara
Moyses, Maria Aparecida Affonso
Piovesan, Armando
Título em português
Saúde do escolar: conduta e opinião de professores do sistema de ensino do Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Educação em Saúde
Ensino
Serviços de Saúde Escolar
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objeto o estudo da conduta e opinião de professores na identificação e atendimento de alunos com problemas de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de projeto do Departamento de Assistência ao Escolar, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Pretende-se oferecer subsídios para o planejamento de programas de orientação em saúde aos setores governamentais interessados na temática. A população foi constituída por 532 professores da primeira série do primeiro grau, de escolas estaduais situadas em treze municípios do Estado de São Paulo, onde inicialmente foi implantado o "Sistema Integrado de Atendimento Médico ao Escolar". Selecionaram-se as seguintes variáveis independentes: município-sede da escola, características pessoais, profissionais e de preparação do professor. Utilizou-se questionário como instrumento de medida. Os resultados revelaram diferenças na conduta e opinião dos respondentes, conforme o município estudado, bem como possível relação entre o fato de o professor ter sido preparado pelo Orientador de Ações de Assistência ao Escolar (OAE) e a maior regularidade na observação e atendimento de distúrbios de saúde dos alunos. A cobertura na orientação dada pelos OAEs variou, entre os municípios, nos limites de 70 a 100%. A maioria dos professores foi preparada para as, ações propostas. É insatisfatória a proporção de docentes que atenderam as recomendações técnicas. A observação de saúde foi a atividade mais realizada e vista como atribuição do professor. Ocorreu alguma inconsistência entre opinião e conduta em relação a determinadas atividades. Os professores atribuíram predominantemente ao OAE a incumbência de encaminhar alunos e registrar dados. O grupo de mais idade e mais anos de magistério apresentou maior grau de realização. Sugere-se incremento da orientação aos professores, apoio administrativo às atividades do OAE e aumento da carga horária destinada a essa função, pesquisa de fatores limitantes e reformulação do currículo dos cursos de magistério para melhor preparo do professor em saúde escolar.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Health Education
School Health Services
Teaching
Resumo em inglês
This research has as its object the study of of the teachers' behaviour and opinion in identifying and taking care of schoolchildren with health problems, with a view to the implementation of a school health education program developed by the School Health Services of the são Paulo State Department of Education. It aims to offer a subsidy for planning health education programs to governmental sectors concerned with this theme. Population comprised 532 first-grade teachers of elementary public schools in geographic areas of the são Paulo State, in which the "Integrated System of Medical Care for Schoolchildren" had been first implanted. The independent variables were: school's headquarters geographic area, the teacher's personal, professional and in-service orientation characteristics. A questionnaire was used to collect the data. Results have pointed out differences in behaviour and opinion among the respondents according to the geographic area in study, as well as a possible relationship between the fact of being the teacher oriented by the School Health Coordinator (SHC) and the greater regularity in observing and taking care of the schoolchildren health problems. The orientation provided by the SHCs ranged from 70 to 100% among the geographic areas. Most of the teachers received orientation for the development of the proposed actions. The percentage of teachers who respected the technical recommendations was unsatisfactory. Health observation was the activity most frequently developed by the teachers and the most recognized as their own responsibility. There was some inconsistency between the teachers' opinion and their behaviour related to some of the activities. Referring pupils and recording were considered by the teachers as being a responsibility of the SHC. The older group and the ones with a longer period of teaching were those presenting the highest level of realization. The following measures are suggested: increment in teachers' orientation, administrative support to the SHC's activities and increase in the hour-load for this function, research on restrictive factors, as well as a curriculum reformulation of the Courses which form teachers aiming to their better preparation in school health.
 
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Data de Publicação
2022-08-25
 
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