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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2002.tde-15032024-163522
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Ferraz de Toledo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Pelicioni, Maria Cecilia Focesi (Presidente)
Philippi Junior, Arlindo
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Título en portugués
Educação ambiental em unidades de conservação do Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Áreas Protegidas
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Parques Estaduais
Unidades de Conservação
Resumen en portugués
Sabendo-se que muitos programas de Educação Ambiental vêm sendo desenvolvidos em Unidades de Conservação, esta pesquisa teve por objetivos investigar a existência e analisar programas de Educação Ambiental nos Parques Estaduais Paulistas, identificar quem são os usuários e os responsáveis pelos programas, os objetivos, os recursos utilizados, os temas, as atividades desenvolvidas, as principais dificuldades e as representações de meio ambiente e de educação ambiental dos responsáveis pelos programas e dos gestores dos Parques Estaduais. A população de estudo foi constituída por gestores e responsáveis pelos programas de Educação Ambiental. Utilizou-se no levantamento de dados a técnica "survey", metodologia quali-quantitativa, e como principal instrumento de pesquisa, o questionário. A análise dos dados foi feita pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que dos 29 Parques Estaduais Paulistas, 6 não possuíam programa de educação ambiental. A maioria dos responsáveis pelos programas trabalhava há mais de 6 anos na unidade de conservação e possuíam formação variada. Os visitantes mais freqüentes eram estudantes. Dentre os objetivos dos programas citados destacou-se despertar o interesse pela proteção dos recursos naturais. A realização de palestras, atividades lúdicas e trilhas interpretativas foram as atividades mais desenvolvidas. Utilizavam-se recursos audiovisuais, materiais didáticos impressos, atividades de sensibilização e técnicas de trabalho em grupo na maioria dos Parques Estaduais. Os "temas mais abordados estavam relacionados à aspectos físicos, recursos naturais e problemas ambientais. A falta de recursos humanos capacitados foi a principal dificuldade apresentada. O meio ambiente foi considerado como o "lugar onde vivemos" em um grande número de respostas. E a educação ambiental foi representada enfocando diversos aspectos, por exemplo, como um processo de transformação social, de preocupação com a conservação da natureza e de busca por melhor qualidade de vida. Concluiu-se que os Parques Estaduais são locais privilegiados para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, mas estas não devem limitar-se à transmissão de informações voltadas para a conservação dos recursos naturais e atividades de interpretação da natureza. Os resultados serão devolvidos à população de estudo, de forma a contribuir com o aprimoramento dos programas de Educação Ambiental realizados nas Unidades de Conservação.
Título en inglés
Environmental education in conservation units in São Paulo State parks
Palabras clave en inglés
Conservation Units
Environment
Environmental Education
Protected Areas
State Parks
Resumen en inglés
Knowing that many environmental education programs have been developed in conservation units, the objectives of this research were: to search and analyse environmental education programs in São Paulo State Parks; to identify the users and people responsible for these programs, the objectives, the resources, the themes, the activities, the main difficulties and the concepts of environment and environmental education according to people responsible for the programs and the managers of the Parks. The study group was constituted by managers and people responsible for the environmental education programs. Data were obtained through a survey technique, a quali/quantitative method, and as the main tool of research, a questionnaire. Data analysis was carried out through contents analysis method. The results showed that amongst 29 Parks, 6 did not have any environmental education program. The most part of people responsible for the programs have worked there for more than 6 years in conservation units and they were of different professions. The most frequent visitors were students. Amongst the objectives of the programs, the most mentioned was to raise interest in natural resources protection. The main activities were lectures, games and interpretative tracks. Also, audiovisual resources, printed didactic materials, sensitizing activities and workshops were common in many Parks. Central themes concerned to physics aspects, natural resources and environmental problems. The lack of qualified personnel was the greatest difficulty encountered. The environment was considered as "the place where we live" in many answers, and the environmental education was defined including several aspects such as social changing process, concern about nature conservation and search for a better quality of life. In conclusion, State Parks are proper places to development of environmental education activities, which should not be limited to transmit information about natural resources conservation and interpretation of nature activities. The results will be sent to the study group in order to contribute to improvement of environmental education programs in conservation units.
 
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Fecha de Publicación
2024-03-15
 
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