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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2005.tde-12072022-094317
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre de Oliveira Leme
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Lefèvre, Fernando (Presidente)
Beltrame, Ideraldo Luiz
Campinas, Lucia de Lourdes Souza Leite
Título em português
Promoção de saúde em cena: considerações teóricas para uma prática teatral de educação em saúde
Palavras-chave em português
Discurso do Sujeito Coletivo
Educação em Saúde
Exercício da Teatralidade
Promoção de Saúde
Saúde Pública
Resumo em português
Objetivo. Propor a estruturação de um campo teórico em Educação em Saúde realizado através do exercício da teatralidade. Metodologia. Buscamos problematizar as práticas educativas em Saúde Pública analisando obras teóricas da Saúde Pública em Promoção de Saúde e Educação em Saúde; metodologias de pesquisa qualitativa, em especial o Discurso do Sujeito Coletivo; a obra do teatrólogo brasileiro Augusto Boal; bem como a ideologia educativa proposta por Paulo Freire. Resultados. Partindo de experiências práticas de Educação em Saúde, no campo da Saúde Pública, delineamos um arcabouço teórico de sustentação para a utilização do exercício da teatralidade enquanto instrumento para Educação em Saúde de forma problematizadora, dialógica, crítica, participativa e capaz de permitir a expressão do Ser Humano em sua inteireza. Analisamos a produção teórica e prática presente na obra do teatrólogo brasileiro Augusto Boal com especial ênfase para a Poética do Oprimido. Buscamos intersecções entre esta poética e o Discurso do Sujeito Coletivo à luz da Promoção de Saúde em sua vertente educativa dentro de uma discussão contemporânea destas últimas. Conclusões. Foi-nos possível identificar a viabilidade de utilizar o exercício da teatralidade, conforme proposto por Augusto Boal em sua Poética do Oprimido, aliada à metodologia de pesquisa qualitativa conformada pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Concluímos que esta intersecção entre exercício da teatralidade e DSC constitui uma prática de Educação em Saúde problematizadora, crítica e democraticamente participativa que permite a expressão Humana em sua inteireza rumo à reflexão e transformação das condições de saúde de coletividades e/ou grupos de pessoas.
Título em inglês
Health promotion at scene: theorical grounds to a theatral practice in health education
Palavras-chave em inglês
Collective Subject Speech
Health Education
Health Promotion
Public Health
The Exercise of Theatrality
Resumo em inglês
Purpose: to propose the organization of a theorical field in Health Education realized by the exercise of theatrality. Methodology. We try to show out some problems of educational practices in Public Health analysing some theorical works in Public Health Promotion and Health Education; qualitative researches methodologies, specially the Collective Subject Speech; Augusto Boal's work, a brazilian playwriter, also as the educational ideology proposed by Paulo Freire. Results. Settting out from practical experiences in Health Education, in Public Health Field, we trace a supporting theorical framework to use the exercise of theatrality as a tool in Health Education, in a problematic way, dialogic, critic, participative and able to permit a complete human being expression. We analyse the theorical and practical production inserted in brazilian playwriter's work Augusto Boal, emphasizing "Poética do Oprimido". We try to find out intersections between that poetic work and the Collective Subject Speech, enlighted by Hea1th Promotion, in its educational slope inside an up-to-date discussion about the latest. Conclusions. It was possible to us to identify the viability of making use of the exercise of theatrality, as it is proposed by Augusto Boal in his work, "Poética do Oprimido", allied to a qualitative research methodology, conformed to the Collective Subject Speech (CSS). We conclude that this intersection between the exercise of theatrality and CSS makes a problematic practice in Health Education, critic and democratically participative, which permits a complete human being expression towards a reflection and a transformation of groups health conditions.
 
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Data de Publicação
2022-07-12
 
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