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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2005.tde-09062021-181109
Documento
Autor
Nome completo
Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Derntl, Alice Moreira (Presidente)
Fortes, Paulo Antonio de Carvalho
Pessini, Leocir
Teixeira, Marina Borges
Watanabe, Helena Akemi Wada
Título em português
Ouvindo o idoso hospitalizado: direitos envolvidos na assistência cotidiana de enfermagem
Palavras-chave em português
Assistência ao Idoso
Assistência de Enfermagem
Direitos do Idoso
Direitos do Paciente
Ética de Enfermagem
Pacientes Internados
Resumo em português
Em razão do significativo aumento da população idosa no Brasil, é possível perceber a vivência de uma transição demográfica e mudanças na epidemiologia que contribuem para alterar o cenário do atendimento de saúde a idosos, destacando-se, assim, a hospitalização. A assistência de enfermagem, além da competência técnica e científica, deve imbuir-se de preceitos éticos, a fim de garantir a satisfação das necessidades e também os direitos dos pacientes, que se traduz no objetivo deste estudo. A especificidade, quanto à população idosa está em atentar para sua vulnerabilidade, manutenção de sua capacidade funcional, sua autonomia e minimização de sua dependência. O atendimento aos direitos dos idosos hospitalizados na assistência cotidiana de enfermagem foi analisado por intermédio de 32 entrevistas com pacientes internados em dois hospitais: um público e um filantrópico no Município de São Paulo. Nos discursos dos idosos foram apontadas ressalvas quanto aos direitos à atenção e respeito, auxílio para conforto e bem-estar, à privacidade física, à informação, à acompanhante e à assistência religiosa durante a assistência de enfermagem. Pela análise dos discursos concluiu-se que os direitos dos pacientes idosos entrevistados na assistência cotidiana de enfermagem não são nem freqüentemente e nem adequadamente atendidos embora a maioria desses idosos quando perguntados sobre o atendimento recebido considerou-o como 'Ótimo', mas, ao mesmo tempo é possível perceber expressões conflitantes que denunciam e justificam ações, situações, atitudes e comportamentos do pessoal de enfermagem que permitem compreender melhor o que representa ser paciente e idoso em um hospital do Sistema Único de Saúde.
Título em inglês
Listening to the elderly inpatient: rights involved at the daily nursing assistance
Palavras-chave em inglês
Elderly Assistance
Elderly Rights
Inpatients
Nursing Assistance
Nursing Ethics
Patient Rights
Resumo em inglês
Due to the significant augment of the elderly population in Brazil, it is possible to perceive a demographic transition and changing in epidemiology that alter the scenario of health assistance to the elderly, emphasizing the hospitalization. The nursing assistance, beyond the technical and scientific competence, should imbue with ethical principles, in order to assure the needed satisfactions and also the patient rights, that translates in the aim of this study. The particularity of the elderly population is to pay attention to their vulnerability, maintenance of the functional capabilities, autonomy and to minimize their dependence. The assistance to the rights of the elderly inpatients in the daily nursing assistance was analyzed trough 32 interviews of inpatients in two hospitals: private and philanthropic at the São Paulo city. In the elderly speech were appointed safeguards regarding the rights of attention and respect, assistance to comfort and well-being, physical privacy, information, accompaniment, and religious assistance during the nursing assistance. By the analysis of the speech it was possible to conclude that the patient rights that were interviewed in the daily nursing assistance had not been, neither frequently neither adequately granted, although the majority of these elderly considered "Excellent" when they were asked questions about the assistance received. At the same time, it is possible to capture conflicting expressions that reveal and justify actions, situations, attitudes and personal behavior of the nursing staff that allow better representation of being an elderly patient in a Hospital of the "Sistema Único de Saúde".
 
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Data de Publicação
2021-06-09
 
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