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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2010.tde-07052021-155054
Documento
Autor
Nombre completo
Rita Erotildes Maranhão Mariano
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Almeida, Eurivaldo Sampaio de (Presidente)
Dal Fabbro, Amaury Lelis
Feuerwerker, Laura Camargo Macruz
Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero
Silva, Marcelo Gurgel Carlos da
Título en portugués
Análise dos programas de residência para formação do médico de família no Estado do Ceará
Palabras clave en portugués
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Internato e Residência
Programa Saúde da Família (Estratégia Saúde da Família)
Resumen en portugués
Introdução - A história das políticas de saúde no Brasil sempre esteve atrelada à necessidade de melhorar, quantitativa e qualitativamente, os recursos humanos responsáveis pelo desenvolvimento das ações de saúde. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) demandou um perfil de recursos humanos compatível com as exigências desse novo modelo. Para garantir a implementação e consolidação do SUS, em consonância com seus princípios, fez-se necessária a organização da Atenção Primária em Saúde como porta de entrada aos serviços de saúde. Para tanto, foi criado, pelo Ministério da Saúde, em 1994, a Estratégia Saúde da Família (SF). A partir da implantação da SF verificou-se a necessidade de formação dos profissionais de saúde, em especial, do médico de família, para exercer suas atividades neste campo de atuação. Assim, a Residência Médica, caracterizada como a interface entre as instituições de ensino formadoras do profissional médico e os serviços de saúde, tem buscado formar o médico de família, por meio de programas criados por diversas instituições. Objetivos - Caracterizar os Programas de Residência existentes no Estado do Ceará, para formação do médico de família. Métodos - Pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, a partir da análise de fontes secundárias e documentais e da coleta de dados primários, mediante a realização de entrevistas em profundidade com informantes-chave, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos entrevistados. Os sujeitos são residentes das Residências em Medicina de Família e Comunidade. A análise do material seguiu os ensinamentos da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados - Os currículos dos Programas de Residência foram desenhados para utilizar metodologias ativas de aprendizagem, a fim de aproximar a teoria da prática e desenvolver competências para formar médicos de família. Na percepção dos entrevistados estes Programas contribuem para a formação dos médicos de família por serem orientados e baseados na comunidade e enfatizarem o trabalho em equipe. Conclusão - A Residência em Medicina de Família e Comunidade é a modalidade de ensino de excelência para formar o médico de família, por treiná-lo em serviço junto à comunidade e preencher as lacunas de conhecimentos da graduação. Existem alguns obstáculos para superar, como falta de infra-estrutura e capacitação da preceptoria. No entanto, estes Programas dependem de políticas efetivas de reconhecimento dos médicos de família e de legitimação da estratégia Saúde da Família, campo de trabalho desses profissionais, para evitar a evasão nos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade.
Título en inglés
An analysis of residency programs to train family doctors in the state of Ceará, Brazil
Palabras clave en inglés
Family Health Program (Family Health Strategy)
lnternship and Residency
Postgraduate Medical Education
Training of Human Resources in Health
Resumen en inglés
lntroduction - The history of health policies in Brazil has always been linked to the need for qualitative and quantitative improvements in the human resources responsible for the development of health actions. The creation of the Unitary Health System (SUS) demanded a human resources profile that was compatible with this new model. To guarantee the implementation and consolidation of the SUS, according to its principles, it was necessary to organize Primary Health Care as the gateway to health services. For this, in 1994 the Ministry of Health created the Family Health Strategy (SF). When the SF was implemented the need for training health professionals was verified, especially the family doctor, to act in this field. Thus, the Medical Residency, characterized as the interface between medical training bodies and the health service, has sought to train family doctors, through programs created by several institutions. Objectives - To characterize the Residency Programs in the state of Ceará which train family doctors. Methods - Qualitative research of a descriptive nature, using secondary and document sources and the collection of primary data by carrying out in-depth interviews with key informants. Research started after approval by the Research Ethics Committee and the informed signing of terms of consent by interviewees. The subjects are residents in Family and Community Health. The material was analyzed using the teachings of Bardin's Content Analysis. Results - The curricula of the residency Programs were designed to use active learning methodologies to bring theory closer to practice and develop the competencies to train family doctors. ln the perceptions of the interviewees these Programs contribute towards the training of family doctors because they are community based and emphasize team work. Conclusion - The Residency in Family and Community Medicine is a an excellent modality to instruct family doctors as the training is in-service with the community and it fills in gaps in knowledge at graduation. There are some obstacles to be overcome, such as the lack of infrastructure and the qualification of preceptors. However, these Programs depend on effective policies which recognize family doctors and legitimize the Family Health strategy, the area in which these professionals work, to avoid the flight of professionals from Family and Community Medicine Residency Programs.
 
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Fecha de Publicación
2021-05-07
 
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