• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2003.tde-04012021-142527
Documento
Autor
Nombre completo
Regina Zanella Penteado
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo (Presidente)
Chun, Regina Yu Shon
Ferreira, Léslie Piccolotto
Servilha, Emilse Aparecida Merlin
Silveira, Ghisleine Trigo
Título en portugués
Aspectos de qualidade de vida e de subjetividade na promoção da saúde vocal do professor
Palabras clave en portugués
Fonoaudiologia
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
Saúde do Professor
Saúde do Trabalhador
Saúde Pública
Saúde Vocal
Trabalho Docente
Voz do Professor
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre qualidade de vida e saúde vocal do professor. Utiliza-se de referenciais interdisciplinares e assume a característica de pesquisa qualitativa, que vale-se da triangulação de dados de caráter quantitativo (instrumentos QVV e WHOQOL/Breve) e qualitativo (grupos focais). Busca-se compreender o fenômeno da qualidade de vida do professor em suas relações com a saúde vocal, sob uma perspectiva que incorpore a subjetividade, as percepções, os significados e os sentidos construídos social, cultural e historicamente, nos contextos, condições e organização do trabalho e da vida do trabalhador professor. Os dados mostram a relação entre qualidade de vida e voz/saúde em diversos aspectos da vida cotidiana. As condições e organização do trabalho docente apresentam problemas que atingem o ato educativo, a subjetividade e o processo saúde-doença do professor e demandam ações para a Promoção da Saúde na escola. Esta pesquisa visa contribuir para o conhecimento sobre a realidade de vida e trabalho do professor e suas necessidades a fim de subsidiar reflexões e incrementar, qualitativamente, as propostas fonoaudiológicas na promoção da saúde vocal deste trabalhador.
Título en inglés
Aspects of quality of life and subjectivity in the vocal health raising of the teacher
Palabras clave en inglés
Health Promotion
Public Health
Quality of Life
Speech-Language Pathology
Teacher's Health
Teacher's Voice
Teaching Work
Vocal Health
Worker Health
Resumen en inglés
This research has as purpose to search the relations between the quality of life and vocal health of the teacher. Interdisciplinary references had been made use and the characteristic of qualitative research had been taken on, based on the data triangulation of quantitative (QVV and WHOQOL/Brief) and qualitative (focal groups) character. It had been searched to understand the quality of teacher's life phenomenon in their relationships with the vocal health, beneath the perspective which incorporates the subjectivity, the perception, the meanings and the senses made social, cultural, and historicaIly, in the contexts conditions and work organizations and the teacher's life. The conclusion shows the relationship between quality of life and vocal health in several aspects in daily lire. The teaching work conditions and organizations presents some problems that affects the education act, the subjectivity and the teacher's health/illness process and that demands Health Promotion actions in the school. This research aims to contribute to the knowledge about the reality of the life and the teacher's work and their needs in order to subsidize reflections and develop, qualitatively the speech-Ianguage pathology purposes to the vocal health of this worker.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.