• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2002.tde-29022024-180028
Document
Auteur
Nom complet
Carla Mayumi Passerotti de Morais
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Günther, Wanda Maria Risso (Président)
Philippi Júnior, Arlindo
Schalch, Valdir
Titre en portugais
Reciclagem de pneus: viabilidade de aplicação de alternativas para utilização de pneus usados em grande escala
Mots-clés en portugais
Pneus Inservíveis
Pneus Usados
Reciclagem de Pneus Usados
Resíduos Especiais
Resíduos Sólidos
Resumé en portugais
OBJETIVO. Estudar os processos empregados para recuperação em grande escala de pneus usados, identificando seus aspectos comuns e específicos, objetivando explorar os pontos críticos de cada processo. Métodos. Dados sobre a ocorrência de problemas ambientais e sanitários decorrentes da disposição inadequada de pneus usados foram levantados na bibliografia. F oram feitas entrevistas aos técnicos responsáveis pelo serviço de limpeza pública dos municípios do ABCD Paulista, Mauá e cidade de São Paulo para levantar dados a respeito da coleta e destino final dos pneus inservíveis, caracterizando o problema da disposição inadequada desses resíduos no âmbito desses municípios. Através de visita técnica e entrevista foram obtidos dados para o estudo dos processos de reforma de pneus, pirólise, co-processamento e capa asfáltica, todos utilizando pneus usados. Procurou-se identificar os pontos críticos existentes, quando se utilizou pneu usado nos processos selecionado. Resultados. Os processos mostraram-se como boas alternativas para utilizar pneus usados, propondo-se diminuir o passivo ambiental de pneus inservíveis. Não foram necessárias grandes modificações para utilização desse resíduo, sendo isto positivo, mas o custo dos processos e a falta de fornecimento regular de pneus usados, comprometem o funcionamento· dos processos estudados. Conclusões. Os processos apresentaram-se como alternativas que devem ser empregadas para consumir os pneus usados gerados anualmente, ajudando também a diminuir o passivo ambiental já existente. Programas de coleta, incentivo à pesquisa no setor de reciclagem de pneus, fiscalização e normas para disposição do resíduo, são necessários para a destinação correta dos pneus inservíveis. A pesquisa foi apoiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo).
Titre en anglais
Recycling: feasibility of application of alternatives for large-scale use of worn tires
Mots-clés en anglais
Solid Residues
Special Residues
Tires Which Insertion is Feasible
Worn Tires
Worn Tires Recycling
Resumé en anglais
Purpose. Studying the processes used for a large-scale recovery of worn tires. identifying their ordinary and specific aspects, aiming to exploit the crucial points of each process. Methods. Data about the occurrence of environmental and sanitary problems resulting from the inadequate disposal of worn tires were collected on the bibliography. There were accomplished interviews to the technicians who are responsible for the public cleaning service in the cities of ABCD Paulista, Mauá and São Paulo in order to survey data concerning the garbage collection and final destination of the tires, which insertion is feasible, characterizing the problem of the inadequate disposal of these residues on the ambit of these cities. Through technical visits and interviews were obtained data for studying the processes of tires reform, pyrolysis, co-processing and asphaltic coat. I try to identify the existing crucial points, when it was used worn tire on the selected processes. Results. The processes have revealed themselves as a good alternative for using worn tires, offering to reduce the environmental passive of tires which insertion is feasible. There were not necessary great modifications for using this residue, what is positive, but the cost of the processes and the lack of a regular supply of worn tires jeopardize the operation of the studied processes. Conclusions. The processes have presented as alternatives that should be employed for the sake of consuming the worn tires that are generated annually, helping also to diminish the already existing environmental passive. Programs regarding collection, incentive to research on the tires recycling sector, inspection and norms to the residue disposal, are necessary for the correct destine of the tires which insertion is feasible. The research was supported by FAPESP.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-02-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.