• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2002.tde-22052024-202044
Documento
Autor
Nome completo
Raimundo Paiva da Nobrega
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Assunção, João Vicente de (Presidente)
Nigro, Francisco Emilio Baccaro
Rothschild, Lilian
Título em português
Estudo da presença de dioxinas e furanos no material particulado emitido por motores diesel
Palavras-chave em português
Dioxinas
Emissões de Veículos
Furanos
Material Particulado
Saúde Ambiental
Resumo em português
Neste trabalho foram pesquisados os níveis de dioxinas e furanos em amostras de material particulado (fumaça) de gases de escapamento de motores diesel, cuja aplicação em frotas veiculares tem apresentado um aumento contínuo e são uma potencial fonte de emissão desses poluentes. Os compostos analisados foram os 17 principais congêneres, a nível toxicológico das dioxinas e furanos. Para obtenção de dados de performance do motor conforme ciclo de testes especificado em norma da ABNT foi utilizada sala de teste de motores equipada com dinamômetro. Os testes foram executados utilizando diesel de referência conforme regulamentação do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Foi utilizado um mini túnel para diluição dos gases de escape e filtros para coleta do material particulado, e as análises foram realizadas em laboratório especializado. Os resultados desta pesquisa ficaram abaixo do limite de detecção, sendo porem coerentes quando comparados com os níveis obtidos em outros estudos que constam da literatura, basicamente de países desenvolvidos, e contribuíram na verificação da importância dos veículos diesel como fonte de emissão de dioxinas e furanos para a atmosfera, pois estudos disponíveis dos efeitos de tais gases realizados em animais revelam a sua toxicidade e que esta pode estar afetando a saúde da população, tanto nos grandes centros urbanos, quanto em zonas rurais. Foi identificada também a necessidade de novos estudos no processo de combustão de motores considerando composição do ar, combustível e óleo lubrificante utilizados e que estão diretamente relacionados com a formação de dioxinas e furanos.
Título em inglês
Levels of dioxins and furans in particulate material samples in diesel engine
Palavras-chave em inglês
Dioxins
Environmental Health
Furans
Particulate Matter
Vehicle Emissions
Resumo em inglês
This work presents the research on levels of dioxins and furans in particulate material samples (smoke) in diesel engine exhaust, which use in vehicle freight has increased continually, being a potential source of these pollutant emissions. The "compounds" analyzed were the seventeen main "congeneric", in dioxins and furans toxicological level. To obtain the engine performance data, according to test cycles specified by ABNT rules, a room for motor tests equipped with dynamometer was used. The tests were made using "reference diesel" following the Conselho Nacional do Meio ambiente regulations. It was used also a mini-tunnel to dilute exhaust gases and filters to collect the particulates material and the analyses were made in a specialized laboratory. The results of this research are bellow the limit of detection, although they are coherent when compared to the levels obtained in other studies mentioned in the bibliography , basically in developed countries and contributed to verify the importance of diesel vehicles as source of dioxins and furans emissions to the environment , for available studies of dioxins and furans effects made in animals show its toxicity what can be affecting the population health condition , either in big cities or in the country side . It was identified, also, the necessity of new studies in the process of engine combustion, considering composition of air, fuel and lube oil used, which are directly related to the formation of dioxins and furans.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.