• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-06092022-132703
Document
Author
Full name
Anderson Sena Barnabe
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2003
Supervisor
Committee
Lichtig, Jaim (President)
Günther, Wanda Maria Risso
Masini, Jorge Cesar
Title in Portuguese
Processos de biodegradação dos herbicidas paraquat e diquat por fungos basideomicetos: uma proposta para biorremediação de solos
Keywords in Portuguese
Biodegradação Ambiental
Poluição Ambiental
Saúde Ambiental
Abstract in Portuguese
Para o controle da diversidade de organismos que prejudicam a produção agropecuária mundial o ser humano passou a utilizar controladores os quais convenciona-se chamar de agrotóxicos, pesticidas, entre outros. Apesar da quantidade e variedade de produtos usados no campo para esse fim, durante muito tempo não houve preocupação com os problemas ambientais que os mesmos pudessem causar. Um desses problemas é a poluição do solo pelos princípios ativos dos fitosanitários, já que a grande maioria destes agrega-se as partículas que compõe o solo, podendo causar contaminação do próprio solo, das águas subterrâneas e da flora, podendo incorpora-se no ciclo das cadeias alimentares. Determinados grupos de microrganismos tem a propriedade de descontaminar áreas afetadas por grandes cargas de agrotóxicos, mediante processo de biorremediação destacando o grupo dos basideomicetos, fungos que tem capacidade de utilizar a lignina como fonte de subsistência, devido a essa característica presumi-se que eles também usam as formas dos princípios ativos agrotóxicos como fonte, já que assemelham-se em alguns casos quanto a composição da lignina. O objetivo desse trabalho foi verificar a ação descontaminante do fungo Pleurotus ostreatus juntos aos herbicidas Paraquat e Diquat em teste laboratoriais. Verificou-se a resistência dos fungos e a biodegradabilidade dos herbicidas usando o ensaio respirométrico de BARTHA e PRAMER em frasco de GLENDHILL, confirmando por espectrofotometria de absorção molecular. Conclui-se que das 4 linhagens de P. ostreatus testadas, apenas CCB 004 e 021 foram eficazes na degradação dos herbicidas Paraquat e Diquat respectivamente.
Title in English
Not available
Keywords in English
Biodegradation (Environmental)
Environmental Health
Environmental Pollution
Abstract in English
Not available
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2022-09-06
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.