• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2005.tde-04052021-170104
Documento
Autor
Nome completo
Kumie Fujimori
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Mucci, José Luiz Negrão (Presidente)
Cutolo, Silvana Audrá
Colacioppo, Sérgio
Dorado, Alejandro Jorge
Hachich, Elayse Maria
Título em português
Medida da atividade da fosfatase alcalina de E.coli em pH=11: potencial uso na avaliação da qualidade microbiológica da água de abastecimento
Palavras-chave em português
E. coli
Fosfatase Alcalina
Qualidade da Água
Resumo em português
Objetivo. Um dos problemas fundamentais da Saúde Pública consiste na qualidade microbiológica da água de abastecimento. Garantir que a população seja servida por água de boa qualidade depende de diversos aspectos. Um deles fundamenta-se na avaliação da qualidade microbiológica da água para consumo humano. A detecção rápida e eficiente de microorganismos é uma necessidade constante para que medidas adequadas sejam tomadas e que a comunidade abastecida seja protegida. Este estudo tem como objetivo testar a reprodutibilidade de uma condição experimental específica (1M CAPS, pH 11) que teria potencial para ser utilizada como modelo para o desenvolvimento de novas técnicas na detecção de coliformes fecais na água de abastecimento, de maneira simples, rápida e com baixo custo. Métodos. Ensaios de atividade da fosfatase alcalina da bactéria E.coli foram realizados em tampões diferentes com valores variáveis de pH utilizando o método colorimétrico. Resultados. Os resultados dos ensaios foram reprodutíveis. Os ensaios realizados neste estudo em pH 11 indicaram que esta condição experimental pode levar a atividades enzimáticas maiores do que aquelas descritas na literatura. Conclusões. Os resultados poderiam ser utilizados como ponto de partida para um estudo com o objetivo de se estabelecer uma metodologia enzimática para a determinação imediata de coliformes na água de abastecimento.
Título em inglês
E. coli alkalyne phosphatase assay at pH 11: potencial use in the microbiological evaluation of drinking water quality
Palavras-chave em inglês
Alkaline Phosphatase
E. coli
Water Quality
Resumo em inglês
Objective. One of the most important problems in Public Health is the drinking water quality. To guarantee its quality depends on multiple aspects. One of them is the microbiological quality. The fast and efficient detection of microorganisms is a permanent need in order to take the appropriate measurements to overcome a potential outbrake. The aim of this study is to evaluate the reproducibility of a specific experimental condition in the alkaline phosphatase assay, that is 1M CAPS pH 11. Methods. E.coli alkaline phosphatase assay was done in a range of pH values varying from 8 up to 11, using a colorimetric method. Results. The results were reproducible. In this study, experiments assayed at pH 11 indicate that in this condition an enhanced activity is observed. Conclusions. The results could be used as a starting point for a further study in order to develop a fast, low cost method to detect fecal coliforms in drinking water.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-05-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.