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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2002.tde-03022021-121119
Documento
Autor
Nome completo
Márcia Tiveron de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Fischer, Frida Marina (Presidente)
Mendes, Rosilda
Russo, Iêda Chaves Pacheco
Sato, Leny
Wünsch Filho, Victor
Título em português
A reabilitação auditiva em motoristas de ônibus urbano, portadores de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR): proposta metodológica
Palavras-chave em português
Audiometria
Educação em Saúde
Perda Auditiva Provocada por Ruído/reabilitação
Transportes
Resumo em português
O ruído é um importante fator de risco presente nos ambientes de trabalho e também fora deles. A exposição ao ruído inicia-se cada vez mais cedo em nossa vida, e a convivência com ele faz com que menosprezemos suas conseqüências à saúde. Da mesma forma, o trabalhador parece não conhecer ou desvalorizar o ruído enquanto fator de risco. É necessário desenvolver ações que permitam a efetiva melhoria das condições de trabalho, e isso significa fornecer ao trabalhador instrumentos que o apóiem nessa tarefa. A compreensão da dimensão dos efeitos do ruído pode ser melhor alcançada pela adoção de instrumentos de avaliação dos efeitos do ruído na vida dos indivíduos. Além disso, os trabalhadores portadores de PAIR merecem atenção especial, tanto em relação às possibilidades de reabilitação, como de adequação do ambiente de trabalho. O objetivo deste estudo é elaborar e aplicar uma proposta de trabalho educativo-terapêutico de reabilitação auditiva em trabalhadores com dificuldades de comunicação pela Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Foi realizada avaliação audiológica (anamnese, audiometria tonal, logoaudiometria e imitanciometria) em 106 trabalhadores. Desses, 80 responderam a um questionário de percepção de handicap (HHIA). A partir desses 80 trabalhadores, foram selecionados 37 com perda auditiva e percepção de handicap, sendo convidados para integrarem os grupos de reabilitação. Os grupos realizaram três encontros, com a duração de uma hora. Dessa etapa, participaram 33 trabalhadores. A análise dos grupos foi feita a partir da reaplicação do HHIA. Como instrumento de avaliação complementar, foi utilizada a técnica de evocação, da abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, aplicada pré e pós-grupo. Foi possível concluir que o grupo teve um papel importante, propiciando um espaço para reflexão sobre o processo saúde-trabalho-doença, levando também informações sobre o ruído e suas conseqüências à saúde. Os resultados também indicam que houve aumento na percepção do handicap, o que sugere que o grupo foi eficaz nesse ponto. A análise das evocações demonstrou não ter ocorrido mudança nas representações dos termos indutores (surdez, comunicação, surdez e trabalho). Foi também possível observar a existência de percepção de handicap tanto nos indivíduos com audição normal (46,7%), como nos portadores de PAIR (74%). Isso pode indicar a limitação da avaliação audiológica na análise dos efeitos do ruído e a necessidade de adequação desta por meio, por exemplo, de um instrumento de avaliação de percepção de handicap. Foram feitas várias sugestões de melhoria do ambiente de trabalho e processo produtivo, por parte dos trabalhadores.
Título em inglês
Hearing rehabilitation of urban bus drivers suffering of noise induced hearing loss(NIHL): proposed method
Palavras-chave em inglês
Audiometry
Health Education
Hearing Loss Noise-Induced
Transportation
Resumo em inglês
Noise is an important risk factor found not only in the work environment but practically everywhere. People are exposed to noise starting from the early years of life, and those accustomed to live in noisy environment often underestimate the harmful effects on health. Likewise, the worker appears not to knowing or accepting noise as a risk factor. Actions are needed to effectively improve the working conditions, which means to provide workers with instruments to achieve this task. The comprehension of the effects of noise can be better achieved through usage of proper instruments to evaluate its effects on individuals' life. The workers suffering of NIHL deserve a special attention regarding the possibilities of rehabilitation, as well as the improvement of working environment. The objective of this study is to design and implement an educational and therapeutic work plan regarding hearing rehabilitation of workers having communication impairment caused by NIHL. Audiologic evaluation was carried out (anamnesis, tonal audiometrics, logoaudiometrics and imitationmetics) with 106 workers. 80 workers answered a handicap perception questionnaire (HHIA). Out of these workers, 37 persons suffering of hearing loss and perception of handicap were selected and invited to take part of rehabilitation groups. The groups were submitted to 3 rehabilitation sessions, each of them lasting 1 hour. 33 workers participated of this stage. The groups were reevaluated using HHIA. Evocation technique of structural approach of Social Representations was employed as complementary evaluation instrument, submitted before and after group sessions. It was concluded that the group had an outstanding role, providing a space to reflect on health-work-disease process, providing also information regarding noise and its impact on health. In addition , the results revealed an increase in the perception of handicap, suggesting that the group was efficient regarding this point. The analysis of evocations demonstrated that there was no changes in the occurrence in inductor terms representation (deafness, communication, deafness and work). Individuals having normal hearing (46,7%), as well as those having NIHL (74%) were recorded with handicap perception. This indicates a possible limitation of audiologic evaluation when employed to analyze the effects of noise, and the need to adequate, for example by the mean of an instrument of handicap perception evaluation. The workers presented suggestions regarding improvement of the work environment and production process.
 
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DR_567_Souza_2002.pdf (4.94 Mbytes)
Data de Publicação
2021-02-03
 
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