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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2005.tde-28042021-141223
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Lucia Lovadino de Lima
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Souza, Sonia Buongermino de (Presidente)
Bógus, Claudia Maria
Gimeno, Suely Godoy Agostinho
Motta, Denise Giacomo da
Sachs, Anita
Título en portugués
Plano alimentar de contagem de carboidratos: elaboração de material didático
Palabras clave en portugués
Carboidratos da Dieta
Diabetes Mellitus
Dieta para Diabéticos
Educação em Saúde
Resumen en portugués
Introdução: O diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível de grande importância para a saúde pública. Um dos pontos mais importantes do tratamento é o plano alimentar. Embora identificado, em vários estudos, como uma proposta dietética eficiente no controle glicêmico de pessoas com diabetes, o Plano Alimentar de Contagem de Carboidratos (PACCHs) apresenta certa complexidade que dificulta a sua implementação. Materiais que auxiliem a sua aplicação são de grande importância para a adesão ao tratamento. Objetivo: Elaborar material educativo para auxiliar na implementação do PACCHs. Material e Métodos: O formato de material didático impresso foi escolhido pela facilidade de acesso e utilização pela população em geral. As etapas para a construção do material educativo impresso foram: 1- definição dos objetivos específicos; 2 - definição do público alvo; 3 - delimitação de conteúdo; 4 - definição de tratamento pedagógico (texto, figuras, tipos de arte, bibliografia de apoio); 5 - revisão e correções. Após passar por todas as etapas de produção, o material foi testado por meio da realização de um grupo focal de 14 pessoas com diabetes atendidas na clínica de nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba As pessoas foram convidadas a classificar os alimentos em porções de carboidratos e a opinar sobre o material desenvolvido. A quantidade da porção pesada ou medida para a realização dos desenhos contidos no material foi comparada com os valores das porções determinadas pelas pessoas com diabetes. Para a avaliação das representações das pessoas em relação ao material didático foi utilizada a técnica do discurso do sujeito coletivo. Resultados: Foi elaborado um manual para auxiliar a implementação do PACCHs. O material contou com conteúdo textual introdutório sobre o PACCHs e com guia alimentar das porções de carboidratos. Desenhos de alimentos em tamanho original foram incluídos com o objetivo de auxiliar as pessoas com diabetes a identificar o tamanho das porções alimentares e o valor correspondente em porções de carboidratos, assim como tabelas de produtos industrializados, em que o tamanho das porções é facilmente identificado. Todos os alimentos foram testados pelo grupo e classificados em porções de carboidratos de forma correta, considerando aceitável uma margem de variação de 20%. Conclusões: O material educativo elaborado atingiu ao objetivo de auxiliar as pessoas com diabetes a compreenderem o tamanho das porções alimentares; as porções desenhadas em escala original representaram o peso ou volume real, considerando uma variação de 20%; o material obteve uma avaliação qualitativa positiva.
Título en inglés
Food plan for carbohydrate counting: educational material
Palabras clave en inglés
Diabetes Mellitus
Diet (Diabetic)
Dietary Carbohydrates
Health Education
Resumen en inglés
lntroduction: The diabetes mellitus is a non transmittable chronic disease of great significance to public health. One of the most important points to the treatment is food plan. Even though it has been identified, in many studies, as an efficient diabetic proposition in glycemic control of people with diabetes the Food Plan for Carbohydrate Counting (FPCC) presents certain complexity that complicates its implementation. Materials that assist its application is of great importance to treatment adhesion. Objective: To elaborate an educational material in order to assist in the FPCCimplementation. Materials and Methods: The format of the printed didactic material was chosen for being of easy access and use by the general population considering the fact that diabetes mellitus affects all social classes and educational levels. The stages of the printed didactic material were: 1 - definition of specific objectives; 2 definition of target public; 3 delimitation of content; 4 definition of pedagogical treatment (text, figures, types of art, and bibliography); 5 - review and corrections. After finishing the production stages, the material was tested by a focal group of 14 people with diabetes seen in the clinic of nutrition at Universidade Metodista de Piracicaba. People were invited to classify the food into carbohydrate portions and to give opinion on the developed material. The quantity of the portion weighed or measured for the drawings of the material was compared with the values obtained by the people with diabetes. ln order to evaluate people's opinions on the material a speech technique on collective subject was used. Results: The material counted with introductory textual content about FPCC and food guide of carbohydrate portions. Drawings about food in original size were included with the objective of assisting people with diabetes to identify the size of food portions and its corresponding value in carbohydrate portions, as well as tables of industrialized products, in which the size of portions is easily identified. All foods were tested by the group and classified in portions of carbohydrates correctly considering a margin of variation of 20% to be acceptable. Conclusions: The educational material elaborated has achieved its objective of assisting people with diabetes to understand the size of food portions; the portions designed in original scale represented the weigh and real volume considering a variation of 20%; the material obtained a positive qualitative evaluation.
 
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DR_779_Lima_2005.pdf (26.68 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-04-28
 
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