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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406
Documento
Autor
Nome completo
Irene Coutinho de Macedo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Mancuso, Ana Maria Cervato (Presidente)
Gambardella, Ana Maria Dianezi
Seabra, Alessandra Gotuzo
Título em português
Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil
Palavras-chave em português
Capacitação de Professores
Educação Infantil
Educação Nutricional
Resumo em português
Objetivo: A educação nutricional para crianças tem sido a estratégia sugerida para conter o avanço da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, realizou-se estudo com objetivo de avaliar uma estratégia de capacitação em educação nutricional para professores e educadores de um curso de educação infantil de uma escola da rede particular de ensino do município de São Paulo. Metodologia: O estudo foi realizado com 30 professores de crianças com idades entre 1 e 6 anos. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em três etapas: 1) Avaliação diagnóstica - aplicação de um questionário para avaliar o grau de conhecimento dos professores sobre alimentação e nutrição; 2) Avaliação do impacto da intervenção educativa nos conhecimentos sobre nutrição - um ano após a intervenção educativa, os professores responderam ao mesmo questionário aplicado na primeira fase; 3) Avaliação das repercussões da intervenção educativa - para a avaliação do impacto das atividades, também se considerou os depoimentos dos professores, das crianças e dos pais. Intervenção Educativa: Foi conduzido encontro com os professores (treinamento), utilizando material didático para servir de apoio às atividades educativas. Resultados: A população estudada foi composta em 100% por elementos do sexo feminino com média de idade de 35,3 anos (desvio padrão = 11,3 anos), a maioria (65%) com curso superior completo e 21% com curso de pós graduação. A análise revelou efeito estatisticamente significante para aumento de conhecimento antes e após intervenção. O valor médio de acertos passou de 8,57 para 9,21 após a intervenção (de um total de 10 pontos possíveis). Os professores consideraram que o treinamento foi válido e que o material elaborado serviu como base teórica para o desenvolvimento de atividades com as crianças. Os depoimentos dos pais e alunos foram, na maioria, referentes a mudanças positivas ocorridas no comportamento alimentar, entretanto, foi relatado que as maiores mudanças foram observadas em períodos próximos à abordagem dos temas de alimentação saudável e que aos poucos os velhos hábitos retornaram. Conclusão: Entre outros aspectos, concluiu-se que o treinamento do professor para a educação nutricional de crianças em idade pré escolar é uma importante estratégia que pode trazer benefícios para toda a comunidade, desde que seja uma atividade contínua.
Título em inglês
Training pre-school and kindergarten teachers on nutrition education
Palavras-chave em inglês
Nutrition Education
Pre-School and Kindergarten Education
Teacher's Training
Resumo em inglês
Objective: Nutrition education for children has been the recommended strategy to contain the progress of prevalent non-transmitted chronic diseases. This study was designed to assess a nutrition education training strategy for teachers of a Pre-K-12 private school in the city of São Paulo, Brazil. Methodology: Thirty pre-school and Kindergarten teachers, instructing children between ages 1 and 6, participated in the study. The research was developed in three distinct phases: 1) Diagnostic evaluation-a survey was administered to assess the depth of teachers' knowledge regarding nutrition and eating habits; 2) Assessment of the impact of the educational intervention upon nutrition knowledge - one year after the educational intervention teachers filled out the same survey administered in the first phase; 3) Assessment of the effects of the educational intervention - the remarks of teachers, children, and parents were used to evaluate the impact of the activities. Educational Intervention: It consisted of a meeting with the teachers (training) utilizing pedagogical material designed to support the educational activities. Results: The study's population consisted of 100% females with mean age of 35,5 years (SD=11,3 years); the majority (65%) with completed undergraduate degrees and 21% with graduate degrees. Data analysis revealed a significant statistical difference in gain scores regarding nutrition education knowledge after treatment. The mean for correct answers went from 8,57 to 9,21 after treatment (out of possible 10 points). Teachers considered the study to be of value and remarked that the educational materials served as a theoretical basis for the development of children's activities. The comments from parents and students were in the majority regarding the positive changes in the eating behavior; however, the more significant changes were observed around periods closer to the presentation of healthy eating themes. The old eating habits, though, slowly returned. Conclusion: Among other aspects, the findings for this study show that teachers' training in nutrition education for pre-school and Kindergarten children is an important strategy that may benefit the community as a whole as long as it becomes a continuous activity.
 
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Data de Publicação
2021-05-10
 
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