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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2003.tde-06042021-092541
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Renato Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Tancredi, Francisco Bernardini (Presidente)
Malik, Ana Maria
Santos, Vânia dos
Tanaka, Oswaldo Yoshimi
Zioni, Fabiola
Título en portugués
Acreditação de farmácias: a construção de um modelo
Palabras clave en portugués
Acreditação
Farmacêuticos
Farmácias
Resumen en portugués
Em uma sociedade em que os medicamentos são utilizados irracionalmente, em que são frágeis a organização das farmácias, a legislação sanitária e a educação farmacêutica, é importante que novos modelos de atenção sejam propostos e analisados, a fim de se constituírem em alternativas de mudança. Este estudo buscou construir um modelo de acreditação para farmácias com foco na atenção farmacêutica. Dezesseis especialistas foram envolvidos em um método não presencial de formação de consenso, que resultou na criação de um modelo de acreditação contendo vinte e oito padrões de qualidade a partir dos quais as farmácias podem ser classificadas em níveis A e B. O modelo elaborado envolve aspectos de estrutura, como as condições físicas e equipamentos, responsabilidade técnica, normas e procedimentos, registros de informações dos consumidores e responsabilidade ambiental; processos, como dispensação de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico, realização de procedimentos sanitários, relacionamento com outros profissionais de saúde e ações de ampliação da adesão terapêutica; e resultados, como a identificação de problemas relacionados a medicamentos, acompanhamento de parâmetros fisiológicos e bioquímicos, satisfação dos consumidores, promoção da saúde e farmacovigilância. Dois estudos de caso foram realizados em farmácias na cidade de Londrina, nos quais farmacêuticos, balconistas, proprietários, consumidores e a associação de farmacêuticos local foram entrevistados revelando: (a) a importância do modelo proposto e as oportunidades para sua implementação; (b) as dificuldades de adaptação das farmácias aos padrões de qualidade presentes no modelo; (c) a necessidade que os processos de mudança sejam acompanhados de ações sensíveis de construção de sujeitos.
Título en inglés
Accreditation in pharmacies: the construction of a model
Palabras clave en inglés
Accreditation
Pharmacies
Pharmacists
Resumen en inglés
In a society where medicines are irrationally used, where the organization of pharmacies, health legislation and pharmaceutical education are weak, and where there are opportunities for change, the creation of organization models and the stimulation of debates become important. This study aimed at the construction of a accreditation model for pharmacies based on the pharmaceutical care concept. Sixteen specialists were involved in a method of non-presential consensus groups, which led to the creation of the accreditation model. It offers 28 quality patterns and classifies pharmacies as levels A or 8 based on these patterns. The model approaches aspects related to structure, such as physical conditions and equipment, technical responsibility, norms and procedures, consumers' information records and environmental responsibility; processes, such as medicines disposal, pharmacotherapeutic follow-up, execution of health procedures, relationship with other health professionals and actions to increase the adhesion to therapy; and results, such as the identification of medicine-related problems, monitoring of physiological and biochemical parameters, customer satisfaction, health promotion. and pharmaceutical surveillance. Two case studies were also carried out in pharmacies in the city of Londrina, where pharmacists, attendants, proprietors, customers and the local Pharmacists' Association were interviewed revealing: (a) the importance of the model proposed and the opportunities for its implementation; (b) the pharmacies' difficulties to adapt to the quality standards and (c) the need for the organizational changes to be followed by sensitive subject-building actions.
 
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DR_638_Silva_2003.pdf (8.94 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-04-06
 
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