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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2003.tde-04012021-114013
Documento
Autor
Nome completo
Vera Lucia Bonato
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Cornetta, Vitória Kedy (Presidente)
Lefèvre, Ana Maria Cavalcanti
Cianciarullo, Tamara Iwanow
Fortes, Paulo Antonio de Carvalho
Lefèvre, Fernando
Título em português
Programas de qualidade em hospitais do Município de São Paulo
Palavras-chave em português
Acreditação
Administração Hospitalar
Avaliação
Certificação
CQH
Gestão de Qualidade
ISO
Joint Commission
MBAH
Metodologias de Qualidade
PNQ
PQGF
Qualidade
Resumo em português
Este estudo foi realizado em amostra constituída por Instituições públicas e privadas do município de São Paulo, com o objetivo de entender como os Gestores de Qualidade compreendem conceitualmente a Qualidade no Setor Saúde. Outro objetivo a destacar foi o mapeamento das práticas de Qualidade adotadas nas Instituições, e os valores atribuídos a estes Sistemas por seus Gestores. O trabalho de campo foi realizado com oito hospitais, do referido município, escolhidos intencionalmente, utilizando-se como critério fundamental a existência de Programas de Qualidade. As entrevistas ocorreram com o profissional indicado pelo hospital, ligado à Gestão de Qualidade. A método de pesquisa foi quali-quantitativa, e a estratégia metodológica para análise das entrevistas foi o Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, além de análise quantitativa. Diferentes representações sociais foram extraídas dos discursos dos entrevistados, e demonstram os diferentes olhares existentes, no tocante à Qualidade na Saúde. Identificou-se que os métodos de certificação têm tido mais adesão dentre os pesquisados, destacando-se a ISO, na maior parte deles, seguida da Acreditação. Não foi encontrado nenhum dos hospitais trabalhando com Sistemáticas de Premiação, como o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ ou Programa de Qualidade do Governo Federal - PQGF. Na análise constatou-se que as Instituições iniciam seus processos de Qualidade optando por uma determinada linha de trabalho e ferramentas de caráter mais dirigido e focado. Em seguida, tendem a optar por instrumentos mais abrangentes, agregando novos elementos em seu sistema de Qualidade.
Título em inglês
Programs of quality in hospitals of the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Accreditation
Certification
CQH
Evaluation
Hospital Administration
ISO
Joint Commission
Management of Quality
MBAH
Methodologies of Quality
PNQ
PQGF
Quality
Resumo em inglês
This study was carried through in sample consisting of public and private Institutions of the city of São Paulo, with the objective to understand how the Managers of Quality conceptually understand the Quality in the Sector Health. Another objective was the mapping of the practical ones of Quality adopted in the Institutions, and the values attributed to these Systems for its Managers. The field work was carried through with eight hospitaIs, of the re1ated city, chosen intentionally. The basic criterion used was the existence of Programs of QuaIity in each institution. The interviews had occurred with the professional indicated by the hospital, related with Quality. The research methodology was quali-quantitative, and the metodological strategy for analysis of the interviews was the Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, beyond quantitative analysis. Different social representations had been extracted of the speeches of the interviewed ones, and demonstrate different ways to work with Quality in the Health. It was identified that the certification methods have had more adhesion amongst the searched ones. The ISO's certification had more adhesion, followed of the Accreditation. Wasn't found none of the hospitaIs working with Systematics of Awarding, as the National Award of the Quality - PNQ - or Program of Quality of the Federal Government - PQGF, both brazilian. The analysis evidenced that the Institutions iniciated its processes of Quality making an option for one determined line of work, and tools with pointed use. After that, they tend to choose more embrancing instruments, adding new elements in its System of Quality.
 
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DR_612_Bonato_2003.pdf (19.26 Mbytes)
Data de Publicação
2021-01-04
 
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