• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-28062022-071529
Documento
Autor
Nome completo
Cibele Zanatta da Silva Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Veiga, Márcia Andreia Mesquita Silva da (Presidente)
Leite, Bruno Silva
Silva, Bárbara Vasconcellos da
Título em português
Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de isomeria: o uso de dispositivos móveis como facilitadores no processo de aprendizagem da química orgânica
Palavras-chave em português
Aplicativo
Inovação educacional
Isomeria
QRcode
Química orgânica
Realidade aumentada
Tecnologias educacionais
Resumo em português
A sociedade contemporânea teve seu cotidiano modificado alavancado pela ascensão do digital, que nos transportou para a era da informação. O uso de smartphones no ensino já é uma realidade, entretanto, os estudantes do ensino médio conhecem bastante sobre a utilização da tecnologia, porém não são capazes de relacioná-la com a ciência e o seu cotidiano. Neste contexto, este projeto de pesquisa teve como objetivo a utilização de tecnologias atuais como a realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality), Código de Resposta Rápida (QR Code, do inglês Quick Response) e plataformas online, no ensino de isomeria em Química Orgânica para alunos do ensino médio. Para tal propósito, foram empregados os programas Unity, Blender, Vuforia e Jmol, no desenvolvimento do aplicativo nomeado IsomeriAR. O aplicativo desenvolvido projetou, com sucesso, na tela de um dispositivo móvel, imagens tridimensionais de compostos orgânicos permitindo, além da visualização espacial, a interação manual do usuário com as moléculas virtuais. O aluno poderá manusear, rotacionar, ampliar e reduzir o tamanho do objeto virtual, além de poder comparar duas estruturas simultaneamente. Para utilização desse recurso pedagógico são apresentadas sugestões pautadas na prática de metodologias ativas para o aprendizado de química orgânica. O produto desenvolvido é viável e será aplicado em sala tão logo aconteça o retorno às aulas presenciais.
Título em inglês
Development of an augmented reality application for teaching isomerism: the use of mobile devices as facilitators in the learning process of organic chemistry
Palavras-chave em inglês
Augmented reality
Educational innovation
Educational technologies
Isomerism
Organic chemistry
QRcode
Resumo em inglês
Contemporary society had its daily life modified leveraged by the rise of the digital format, which transported us to the information age. The use of smartphones in education is already a reality, none the less, high school students know a lot about the use of technology but cannot relate it to science and their daily lives. In this context, this research project aimed to use current technologies such as augmented reality (AR), Quick Response Code (QR Code), and online platforms in teaching isomerism in organic chemistry to high school students. For this purpose, we used programs such as Unity, Blender, Vuforia, and Jmol in developing an application called IsomeriAR. The application developed projected, successfully, on the screen of a mobile device, three-dimensional images of organic compounds allowing, besides the spatial visualization, the manual interaction of the user with the virtual molecules. The student can handle, rotate, enlarge, and reduce the size of the virtual object, besides being able to compare two structures simultaneously. To use this pedagogical resource, we presented suggestions based on the strategy of active methodologies for learning organic chemistry. The product is viable and will be applied in the room as soon as the presential classes can come to pass.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.