• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-22082022-163537
Documento
Autor
Nome completo
Niltônio Carrijo Flores
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Degrève, Glaucia Maria da Silva (Presidente)
Marques, Rosebelly Nunes
Purificação, Marcelo Máximo
Título em português
Resgate da cultura quilombola sobre plantas medicinais do cerrado no ensino de Química Orgânica e em uma feira de ciências
Palavras-chave em português
Cultura Quilombola
Ensino de Química Orgânica
Feira de ciências
Plantas medicinais
Resumo em português
O ensino, associado à cultura e aos saberes culturalmente acumulados, constitui um dos grandes desafios da escola brasileira contemporânea, condição que se estende ao ensino de Química, sua significância e aplicabilidade no dia a dia do aluno. Este estudo objetiva analisar as experiências vivenciadas pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas na Feira de Ciências, organizada a partir dos costumes e da cultura da Comunidade Quilombola do Cedro, na cidade de Mineiros, em Goiás. Pesquisa qualitativa, centrada na valorização dos saberes culturais da Comunidade Quilombola do Cedro, desenvolvida no espaço escolar e nas discussões em sala de aula e visitas externas, envolvendo alunos, professores, coordenadores da área de Ciências da Natureza (Biologia e Química) e membros da Comunidade Quilombola do Cedro. As análises e discussões, realizadas à luz da literatura consultada, indicaram incorporação e contribuições do multiculturalismo para o ensino de química orgânica, valorizando os saberes quilombolas sobre plantas medicinais do cerrado, na perspectiva da Alfabetização Científica e das ideias basilares do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
Título em inglês
Quilombola culture rescue on medicinal plants of the cerrado in Organic Chemistry teaching and at a science fair
Palavras-chave em inglês
Medicinal plants
Organic Chemistry teaching
Quilombola culture
Science fair
Resumo em inglês
Teaching, associated with culture and culturally accumulated knowledge, constitutes one of the great challenges of contemporary Brazilian schools, a condition that extends to the teaching of Chemistry, its significance and applicability in the student's daily life. This study aims to analyze the experiences of third grade high school students, based on experiences at the Science Fair, organized based on the customs and culture of the Quilombola do Cedro Community, in the city of Mineiros, in Goiás. Qualitative research, focused on valuing the cultural knowledge of the Quilombola do Cedro Community, developed in the school space and in classroom discussions and external visits, involving students, teachers, coordinators of the Natural Sciences area (Biology and Chemistry) and members of the Quilombola Community of Cedar. The analyzes and discussions, carried out in the light of the consulted literature, indicated the incorporation and contributions of multiculturalism to the teaching of organic chemistry, valuing quilombola knowledge about medicinal plants from the cerrado, from the perspective of Scientific Literacy and the basic ideas of CTSA teaching (Science, Technology, Society and Environment).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.