• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-20072022-133314
Documento
Autor
Nome completo
Sandro Marcelo da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Olivi, Paulo (Presidente)
Rossi, Alexandre
Calefi, Paulo Sérgio
Título em português
O ensino de Química a partir de informações de produtos comerciais: desvendando o mistério dos rótulos
Palavras-chave em português
Produtos comerciais
Química
Rótulos
Sequência didática
Resumo em português
As aulas de Química nas escolas públicas brasileiras costumam ser cercadas de dificuldades, como a falta de laboratórios e de materiais de consumo, que afastam os alunos da realização prática da disciplina, o que pode gerar desinteresse pela matéria. Sendo assim, pensou-se em aproximar os estudantes de uma escola estadual de São José do Rio Preto (SP) aos referenciais teóricos químicos por meio de uma sequência didática que permitisse a análise de rótulos de produtos comerciais normalmente adquiridos pelas famílias brasileiras, facilmente encontrados em supermercados, mercados e pequenos comércios de bairro, como padarias e mercearias. Com isso, espera-se ultrapassar um dos grandes obstáculos atuais do ensino de Química, qual seja, atrair a atenção dos alunos e, ademais, contribuir para que a população saiba o que consome, a partir das informações contidas nos rótulos dos diferentes tipos de mercadorias. A escolha do tema justifica-se à medida que a população brasileira não está habituada a checar os rótulos dos alimentos que consome rotineiramente. Muitas vezes, apenas o nome comercial ou a indicação de que tipo de produto a embalagem armazena pode confundir o consumidor, levando-o a adquirir um item por outro, podendo colocar a saúde das pessoas em risco devido ao desconhecimento de detalhes importantes, os quais podem fazer a diferença entre uma alimentação saudável e um consumo prejudicial ao nosso organismo. O presente trabalho objetiva produzir uma Sequência Didática capaz de proporcionar a jovens alunos a compreensão dos rótulos de produtos industrializados, a fim de que eles possam optar por produtos mais saudáveis com base em conceitos químicos aprendidos em sala de aula. Além disso, tenciona-se analisar rótulos de nove produtos industrializados normalmente consumidos pela população brasileira (achocolatado em pó, açúcar, iogurte, leite longa vida, manteiga, margarina, óleo de soja, requeijão e suco de frutas) como forma de melhorar a ingestão de alimentos mais apropriados à saúde, bem como analisar rótulos de produtos similares, de marcas diferentes, para verificar as diferenças entre eles e, ainda, contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e informados, ou seja, aptos a analisar, entender e julgar o que acontece com eles nos âmbitos físico e social.
Título em inglês
Teaching Chemistry from information on commercial products: unraveling the mystery of labels
Palavras-chave em inglês
Chemistry
Commercial products
Didactic sequence
Labels
Resumo em inglês
Chemistry classes in Brazilian public schools are usually surrounded by difficulties, such as the lack of laboratories and consumables, which keep students away from the practical realization of the discipline, which can generate disinterest in the subject. Therefore, it was thought to bring students from a state school in São José do Rio Preto (SP) closer to chemical theoretical references through a didactic sequence that allowed the analysis of labels of commercial products normally purchased by Brazilian families, easily found in supermarkets, markets and small neighborhood shops, such as bakeries and grocery stores. With this, it is expected to overcome one of the major obstacles in the teaching of Chemistry, that is, to attract the attention of students and, in addition, to help the population know what they consume, based on the information contained in the labels of the different types of products. goods. The choice of theme is justified as the Brazilian population is not used to checking the labels of the foods they consume routinely. Often, just the commercial name or the indication of what type of product the package stores can confuse the consumer, leading him to purchase one item for another, which can put people's health at risk due to the lack of knowledge of important details, which can make the difference between healthy eating and unhealthy consumption. The present work aims to produce a Didactic Sequence capable of providing young students with the understanding of industrialized product labels, so that they can choose healthier products based on chemical concepts learned in the classroom. In addition, we intend to analyze the labels of ten industrialized products normally consumed by the Brazilian population (chocolate powder, sugar, yogurt, long-life milk, butter, margarine, soy oil, soft drinks, curd cheese and fruit juice) as a way of improving the intake of more appropriate foods for health, as well as analyzing labels of similar products, from different brands, to verify the differences between them and, still, contribute to the formation of more critical and informed citizens, that is, able to analyze, understand and to judge what happens to them in the physical and social spheres.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-08-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.