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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-14092023-080203
Documento
Autor
Nome completo
Isabela Rocha de Macedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Veiga, Márcia Andreia Mesquita Silva da (Presidente)
Paixão, Thiago Regis Longo Cesar da
Rezende, Michelle Jakeline Cunha
Título em português
Design Thinking: uma proposta para o ensino de eletroquímica
Palavras-chave em português
Design thinking
Eletroquímica
Ensino de química
Metodologias ativas
Resumo em português
A adoção de metodologias inovadoras no ambiente escolar vem crescendo nos últimos anos. O ensino de química ainda se conserva muitas vezes em uma abordagem tradicional e mecânica, sendo necessária a implementação de novas estratégias metodológicas para incentivar e motivar os alunos. Nesse sentido, o Design Thinking se apresenta como uma metodologia ativa inovadora a qual agrega o aluno como protagonista do conhecimento, despertando-o para a empatia, trabalho em grupo, criatividade e resolução de problemas complexos inerentes ao ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo identificar e avaliar as contribuições do Design Thinking para o ensino-aprendizagem de eletroquímica. A fundamentação teórica foi pautada em Freire, IDEO e D.SCHOOL. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório envolvendo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados aconteceram por meio da observação não-participante, entrevista não estruturada, grupo focal e ferramentas do Design Thinking: mapa de empatia, brainstorming e grade de captura de feedback. Desta forma, o presente estudo atingiu seus objetivos, e o produto educacional desenvolvido nesta pesquisa pode ser empregado como uma sequência didática no ensino de células galvânicas. Além disso, ele estimula os alunos a colaborar em equipe, tornar-se protagonista de seu próprio processo de aprendizado e contribuir para uma educação mais envolvente, significativa e eficaz.
Título em inglês
Design thinking in teaching galvanic cells: an approach with accessible and low cost materials
Palavras-chave em inglês
Active methodologies
Chemistry teaching
Design thinking
Electrochemistry
Resumo em inglês
The adoption of innovative methodologies in the school environment has grown in recent years. The teaching of chemistry is still often maintained in a traditional and mechanical approach, requiring the implementation of new methodological strategies to encourage and motivate students. In this sense, Design Thinking is an innovative active methodology that aggregates the student as the protagonist of knowledge, awakening him to empathy, group work, creativity, and solving complex problems inherent to teaching-learning-the present work aimed to identify and evaluate the contributions of Design Thinking to the teaching-learning of electrochemistry. The research methodology was developed within a qualitative exploratory approach involving a case study. Data collection instruments included non-participant observation, unstructured interviews, focus groups, and Design Thinking tools: empathy map, brainstorming, and feedback capture grid. In this way, the present study achieved its objectives, and the educational product developed in this research can be used as a didactic sequence in the teaching of galvanic cells. Furthermore, it encourages students to collaborate in teams, become protagonists of their own learning process, and contribute to a more engaging, meaningful, and effective education.
 
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Data de Publicação
2023-09-21
 
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