• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-09052022-080619
Documento
Autor
Nombre completo
Ellen Diniz Vilela
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Degrève, Glaucia Maria da Silva (Presidente)
Gibin, Gustavo Bizarria
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Título en portugués
Análise de objetos de conhecimento e habilidades de química em casos investigativos e construção de um ambiente virtual voltado para professores do ensino médio
Palabras clave en portugués
Ambiente virtual
Base comum curricular
Currículo paulista
Ensino de química
Método estudo de caso
Resumen en portugués
O método Estudo de Casos, uma variante do método Problem Based Learning (PBL), é uma proposta baseada na participação ativa do aluno em sala de aula e consiste na utilização de narrativas sobre dilemas vivenciados por pessoas que necessitam tomar decisões importantes a respeito de determinadas questões. Tais narrativas, denominadas casos investigativos, vem sendo utilizadas no ensino médio e no ensino superior. De acordo com vários pesquisadores, elas contribuem para o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e investigação, da argumentação, da solução de problemas e da tomada de decisões, além de serem apontadas como uteis na análise de questões sociais, ambientais e éticas. Por acreditar que, além dessas competências e habilidades gerais, o uso de casos investigativos também pode contribuir para a aprendizagem de conhecimentos específicos de Química, o objetivo desse trabalho foi analisar casos investigativos, identificando em cada um Objetos de Conhecimento e Habilidades de Química e, a partir das análises, o objetivo específico, foi desenvolver um ambiente virtual como Produto Educacional para professores de Química do Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou 12 casos investigativos, sendo 11 encontrados após uma revisão bibliográfica e 1 elaborado pelas pesquisadoras. A análise foi feita a partir das Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, propostas na Base Comum Curricular (BNCC) e dos Objetos de Conhecimento de Química, propostos no Currículo Paulista e teve como resultado a identificação desses elementos em cada caso. Pode-se observar uma tendência de se trabalhar com temas de Natureza Ambiental e Saúde Pública, pois em todos os casos, aparece pelo menos um Objeto de Conhecimento e pelo menos uma habilidade relacionada com esses temas. O ambiente virtual para professores de Química do Ensino Médio, construído a partir dos resultados da análise, apresenta, além de todos os casos investigativos e seus respectivos objetos de conhecimento e habilidades, a explicação do método, o referencial de como elaborar um caso, incentivando os professores visitantes a criarem seus próprios, e um questionário de avaliação para eles responderem, enviando suas dicas, dúvidas e/ou sugestões. Espera-se que a página possa ajudar na difusão do método e que seja útil para professores interessados em busca de alternativas de ensino capazes de oferecer aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem.
Título en inglés
Analysis of knowledge objects and chemistry skills in cases investigative and construction of a virtual environment aimed at teachers from highschool
Palabras clave en inglés
Chemistry teaching
Common curricular national bases
Currículo paulista
Study case method
Virtual environment
Resumen en inglés
The Study Case method, a variety of PBL (Problem Based Learning) method, is a proposal based on the students' active participation in the classroom environment and consists in using narratives about problems experimented by people that need to make an important decision on determined issues. These narratives, called investigative cases, are fairly used in High School and College classes. According to a great number of researchers, they contribute for the research and investigation capacities development as well as argumentation, problem-solving and decision-taking and are also mentioned as useful in the analyses of social, environmental and ethical issues. It is also believed that besides these competencies and general skills, the use of investigative cases can contribute, as well, to the learning of Chemistry specific contents. The aim of this work was to analyze investigative cases identifying in each one Objects of Knowledge and Skills in Chemistry and, from the analyses, the specific objective was to develop a Virtual Environment to High School Chemistry Teachers. The qualitative approach research analyzed 12 investigative cases, from which 11 were found in bibliographical review and 1 was elaborated by the researchers. The analyses were made having Nature Science and Technologies Skills from BNCC (Common Curricular National Bases) and Chemistry Objects of Knowledge from Currículo Paulista as starting points and, as a result, the identification of these elements in each case. A tendency to work with themes of Environmental Nature and Public Health can be observed, because in all cases, at least one Object of Knowledge and at least one skill related to these themes appears.The Virtual Environment for High School Chemistry Teachers, constructed from the analyses of results, presents, along with all Investigative cases and their respective knowledge and skills objects, the explanation of the method, references on how to elaborate a case, leading visitors teachers to create their own cases and an evaluative questionnaire for them to answer and to send tips, doubts and/or suggestions. It is expected that the homepage can help spreading the method and that it becomes useful to teachers who are interested in searching for teaching alternatives that are capable of offering students the opportunity of being responsible for their own learning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.