• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-08072022-110413
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Andrade Asahide
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Iamamoto, Yassuko (Presidente)
Massi, Luciana
Queiroz, Salete Linhares
Título en portugués
Conceito de equilíbrio químico: ensino-aprendizagem e mediação pedagógica no ensino médio
Palabras clave en portugués
Didática histórico-crítica
Ensino-aprendizagem
Equações químicas
Equilíbrio químico
Mediação pedagógica
Resumen en portugués
O tema equilíbrio químico é essencial na compreensão e interpretação dos mais diversos eventos de transformação química nos processos naturais e industriais. No entanto, a aprendizagem deste conteúdo apresenta grande dificuldade devido à abstração necessária para se compreender a sua teoria. Esta dissertação pretende subsidiar a ação docente no ensino-aprendizagem de equilíbrio químico com uma orientação pedagógica por meio de propostas de sequências didáticas para o processo de ensino-aprendizagem de conceitos fundamentais de equilíbrio químico. Dessa forma, a proposta de sequência didática tem como ponto de partida a representação de reações químicas como equações iônicas em solução aquosa. Por meio destes conteúdos, relacionando-os com o conjunto de dados da área de química (Quadros), consegue-se articular o processo de ensino-aprendizagem de conceitos científicos, tais como: constantes de equilíbrio, de ionização, produto iônico da água, solubilização de compostos, eletrólitos fortes e eletrólitos fracos, formação de precipitados, teoria ácido-base de Bronsted e Lowry. A sequência didática é concluída com a aplicação dos conceitos de equilíbrio químico por meio da estratégia de sala de aula invertida para explicar a causa do acidente Celobar® (medicamento usado para contraste radiológico de estômago). A contribuição deste trabalho tem a finalidade de apontar caminhos para os professores na superação das dificuldades recorrentes no ensino-aprendizagem desse tema, em particular quando se considera a nova estrutura do Ensino Médio.
Título en inglés
Concept of chemical equilibrium: teaching learning and pedagogical mediation in high school
Palabras clave en inglés
Chemical equations
Chemical equilibrium
Historical-critical didactic
Pedagogical mediation
Teaching-learning
Resumen en inglés
The theme chemical equilibrium is essential in the understanding and interpretation of the most diverse chemical transformation events in natural and industrial processes. However, learning this content presents great difficulty due to the abstraction necessary to understand its theory. This dissertation intends to support the teaching action in the teaching-learning of chemical equilibrium with a pedagogical orientation through proposals of a didactic sequence for the teaching-learning process of fundamental concepts of chemical equilibrium. Thus, the proposed didactic sequence has, as its starting point, the representation of chemical reactions as ionic equations in aqueous solution. Through these contentes working them with the dataset of chemistry area (Tables), can be articulated the teaching-learning process of scientific concepts, such as: equilibrium constants, ionization constants, ionic product of water, solubilization of compounds, strong and weak electrolytes, formation of precipitates, acid-base theory of Bronsted and Lowry. The didactic sequence concludes with the application of chemical equilibrium concepts through the flipped classroom strategy to explain the cause of the Celobar® accident (drug used for radiological contrast in the stomach). The contribution of this work aims to point out ways for teachers to overcome the recurring difficulties in teachinglearning on this topic, particularly when considering the new structure of High School.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.