• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-04112021-182454
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Fernando Caetano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2021
Director
Tribunal
Donate, Paulo Marcos (Presidente)
Júnior, Gildo Girotto
Maximiano, Flavio Antonio
Título en portugués
A utilização do contexto dos produtos naturais como eixo integrador de conhecimento químico historicamente construído no ensino de química orgânica
Palabras clave en portugués
CTS
Eixo integrador do conhecimento
Ensino-aprendizagem de funções orgânicas
PCK
Produtos naturais
Resumen en portugués
A formação educacional escolar básica se constitui a partir transmissão de conhecimentos historicamente construídos ao longo das diversas culturas da humanidade a fim de possa contribuir no desenvolvimento dos potenciais do indivíduo dentro da sociedade. Em particular, o Ensino Médio deve-se orientar aos seus alunos o processo de ensino-aprendizagem no mundo do trabalho bem como a formação da cidadania no processo de continuar a aprender. E a Química como sendo uma das Ciências Naturais promove a compreensão da matéria e suas respectivas transformações, desenvolvimento tecnológico que visam a produção do desenvolvimento da sociedade. Contudo, os atuais currículos mínimos em relação ao conteúdo e processos de ensino-aprendizagem em Química não se constituem como fatores de uma aprendizagem relevante. Isso é evidenciado dentro do processo de ensino-aprendizagem em Química Orgânica onde seus conteúdos são ensinados em forma de memorização em especial, nas funções orgânicas, ocasionado desinteresse na aprendizagem desse conteúdo. Assim, Lee Shulman através do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) retoma a importância do professor dentro do processo aprender e ensinar o conteúdo utilizando-se da experiência e do conhecimento na sinergia de práticas pedagógicas que viabilizam desses processos e a retomada de sua importância em se aprender Química. Assim sendo, foram elaborado um PCK a partir do modelo transformativo que pretende a partir da composição de produtos pedagógicos, dispostos em decorrência a um eixo integrador do conhecimento, com o propósito no desenvolvimento histórico das substâncias orgânicas a partir de Produtos Naturais em paralelo com os parâmetros de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) constituir um processo de ensino-aprendizagem relevante em funções orgânicas possibilitando a promoção desse processo no despertar do interesse em aprender Química contextualizando uma formação cultural e cidadã mais ampla aos alunos.
Título en inglés
The use of the context of natural products as an integranting axis of historically built chemical knowledge in organic chemistry teaching
Palabras clave en inglés
Knowledge integrating axis
Natural products.
PCK
STS
Teaching-learning of organic functions
Resumen en inglés
Basic school education is based on the transmission of knowledge historically constructed throughout the different cultures of humanity in order to contribute to the development of the individual's potential within society. In particular, secondary education should guide its students in the teaching-learning process in the world of work as well as the formation of citizenship in the process of continuing to learn. And Chemistry, as one of the Natural Sciences, promotes the understanding of matter and its respective transformations, technological development aimed at producing the development of society. However, the current minimum curricula in relation to the content and processes of teaching and learning in Chemistry are not factors of significant learning. This is evidenced within the teaching-learning process in Organic Chemistry where its contents are taught in the form of memorization in particular, in organic functions, causing disinterest in the learning of this content. Thus, Lee Shulman through his Pedagogical Content Knowledge (PCK) resumes the importance of the teacher within the process of learning and teaching the subject content using experience and knowledge in the synergy of pedagogical practices that enable these processes and the resumption of their importance in learning Chemistry. Therefore, a PCK was elaborated from the transformative model that intends to start from the composition of pedagogical products, arranged as a result of an integrating axis of knowledge, with the purpose of the historical development of organic substances from Natural Products in parallel with the parameters of Science, Technology and Society (STS) constitute a relevant teaching-learning process in organic functions, enabling the promotion of this process in the awakening of interest in learning Chemistry contextualizing a broader cultural and citizen formation for students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-11-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.