• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-04102023-080506
Document
Auteur
Nom complet
Nilton José Sanches
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Andrade, Adalgisa Rodrigues de (Président)
Naal, Zeki
Costa, Carla Regina
Titre en portugais
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
Mots-clés en portugais
Educação
Eletricidade
Eletroquímica
Metodologia investigativa
Química
Resumé en portugais
O trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento.
Titre en anglais
Electricity and chemical reactions exploring investigative methodology in the process teaching-learning for elementary and secondary education
Mots-clés en anglais
Chemistry
Education
Electricity
Electrochemistry
Investigative methodology
Resumé en anglais
This work aims to describe the teaching-learning process of electricity and redox chemical reactions through the investigative methodology for Elementary and High School. The approach to teaching electrochemistry and how electricity participates in chemistry will be based on textbooks used in Elementary and High School. Thus, this work aims to apply the concepts of chemistry and electricity to the daily lives of the students, respecting the standards of the National Curriculum Parameters for High School (PCNEM), highlighting the recent changes proposed by the new curriculum adopted by the Common National Base Curriculum (BNCC). Given the above, the issue of sustainability through new forms of energy generation, the concept and application of electricity, oxidation-reduction, and electrochemistry will be the focus of this research. Also, these concepts will be addressed through the development of teaching material aimed to teach of electrochemistry and electricity, which will be used by the teacher and the student in person or remotely. This material will have implications for the pedagogical proposal in the classroom and at home, based on the investigative methodology that uses experimental activities, videos, classroom discussions, surveys, and questionnaires, to make the student the author of his knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.