• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-04102023-080506
Documento
Autor
Nombre completo
Nilton José Sanches
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2021
Director
Tribunal
Andrade, Adalgisa Rodrigues de (Presidente)
Naal, Zeki
Costa, Carla Regina
Título en portugués
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
Palabras clave en portugués
Educação
Eletricidade
Eletroquímica
Metodologia investigativa
Química
Resumen en portugués
O trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento.
Título en inglés
Electricity and chemical reactions exploring investigative methodology in the process teaching-learning for elementary and secondary education
Palabras clave en inglés
Chemistry
Education
Electricity
Electrochemistry
Investigative methodology
Resumen en inglés
This work aims to describe the teaching-learning process of electricity and redox chemical reactions through the investigative methodology for Elementary and High School. The approach to teaching electrochemistry and how electricity participates in chemistry will be based on textbooks used in Elementary and High School. Thus, this work aims to apply the concepts of chemistry and electricity to the daily lives of the students, respecting the standards of the National Curriculum Parameters for High School (PCNEM), highlighting the recent changes proposed by the new curriculum adopted by the Common National Base Curriculum (BNCC). Given the above, the issue of sustainability through new forms of energy generation, the concept and application of electricity, oxidation-reduction, and electrochemistry will be the focus of this research. Also, these concepts will be addressed through the development of teaching material aimed to teach of electrochemistry and electricity, which will be used by the teacher and the student in person or remotely. This material will have implications for the pedagogical proposal in the classroom and at home, based on the investigative methodology that uses experimental activities, videos, classroom discussions, surveys, and questionnaires, to make the student the author of his knowledge.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.