• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-03012023-151642
Documento
Autor
Nombre completo
Edileuza Vicente da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Favacho, Daniela Gonçalves de Abreu (Presidente)
Rizo, Walace Fraga
Souza, Ana Rosa Jorge de
Título en portugués
Hábitos cotidianos e perfil de estudantes de uma escola técnica: possibilidades para o ensino de química personalizado
Palabras clave en portugués
Ensino de química
Episódios de aprendizagem situada
Metodologia de ensino
Microlearning
Resumen en portugués
Os documentos oficiais que regulamentam a educação no Brasil, assim como as pesquisas acadêmicas relacionadas ao ensino de ciências, orientam mudanças importantes nas metodologias e propostas pedagógicas para o ensino de Química. Buscando contemplar as atuais necessidades humanas, econômicas, sociais e ambientais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que o ensino de Química deve potencializar a reflexão, o protagonismo, a compreensão, a aplicação de conhecimentos científico-tecnológicos, a capacidade de investigação e interpretação de fenômenos, o comprometimento com a coletividade e sustentabilidade, agregando e consolidando a valores para formação integral do cidadão. Tendo como inspiração o educador Paulo Freire, buscou-se conhecer os hábitos e conhecimentos prévios sobre Química de um grupo específico de alunos, com o objetivo de propor uma metodologia personalizada capaz de promover o protagonismo e a autonomia desses estudantes. A partir da análise qualitativa de dados, elaborou-se um produto educacional na forma de manual ou guia, apresentando propostas curtas de ensino, denominado Guia de Episódios de Aprendizagem Situada (EAS) em Ensino de Química. Os temas abordados buscam conciliar o conteúdo apresentado com as necessidades dos estudantes, que apresentam o perfil identificado na pesquisa, ou seja, alunos de cursos de período integral, com tempo reduzido para estudos, com fácil acesso a materiais digitais de estudos. A escolha dos EAS justifica-se pela compatibilidade entre pressupostos que fundamentam essa metodologia (integração de dispositivos móveis na didática, através de atividades breves com instruções prévias e reflexões posteriores) e as características apresentadas pelo público-alvo.
Título en inglés
Daily habits and profile of students at a technical school: possibilities for personalized chemistry teaching
Palabras clave en inglés
Chemistry teaching
Microlearn
Situated Learning Episodes (EAS)
Teaching methodology
Resumen en inglés
The official documents that regulate education in Brazil, as well as academic research related to science teaching guide important changes in methodologies and pedagogical proposals for chemistry teaching. In order to contemplate the current human, economic, social and environmental needs, the National Common Curriculum Base (BNCC) recommends that the teaching of Chemistry should promote the enhancement of reflection, protagonism, understanding and application of scientific-technological knowledge, the ability to read and investigate phenomena, the commitment to collectivity and sustainability, gathering and consolidating values for the integral formation of citizens. Inspired by the educator Paulo Freire, an inquiry about the habits and previous knowledge of Chemistry of a specific group of students was performed , in order to propose a personalized methodology capable of promoting the protagonism and autonomy of the referred students. Based on qualitative data analysis an educational product was elaborated in the form of an instruction guide, presenting short teaching proposals, called Guide to Situated Learning Episodes (EAS) in Chemistry Teaching .The focused topics aim to merge the contents presented with the needs of students who are identified in the research, that is, students from full-time courses, with reduced time for studies and easy access to digital study materials. The choice of EAS is justified by the compatibility of the assumptions that underlie this methodology (integration of mobile devices in didactics, through brief activities with previous instructions and later reflections) and the characteristics of the target audience.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.