• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2021.tde-30052021-192305
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Henrique Martins Valério
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Barreira, Cristiano Roque Antunes (Président)
Bairrao, Jose Francisco Miguel Henriques
Bizerril Neto, José
Mahfoud, Miguel
Saura, Soraia Chung
Verissimo, Danilo Saretta
Titre en portugais
O transpasse da vida em vadiação: entre a capoeira, o cavalo marinho e o maracatu rural
Mots-clés en portugais
Capoeira
Cavalo Marinho
Fenomenologia
Maracatu Rural
Psicologia
Resumé en portugais
A capoeira, o cavalo marinho e o maracatu rural são fenômenos da cultura popular negro-brasileira. O ato de vadiar ou brincar perpassa essas manifestações, designando o ato de praticá-las. Para abordá-lo, aplica-se uma fenomenologia pertinente ao estudo de fenômenos culturais, que se inscreve nos domínios da pesquisa qualitativa em Psicologia. Utiliza-se como referencial metodológico a Fenomenologia Genética e Generativa propostas por Edmund Husserl (1859-1938). Para identificar quais são e como se configuram os sentidos vividos próprios ao acontecimento do vadiar pertinentes às três manifestações culturais, avança-se ao descrever e compreender a estrutura intencional essencial a elas. O foco centra-se na dimensão intersubjetiva que se manifesta estruturalmente para as experiências de cada praticante, incluindo a própria experiência do pesquisador que, fenomenologicamente acessada, integra o percurso metodológico. Para cumpri-lo, realizaram-se incursões nas dimensões filosóficas e metodológico-qualitativas, elaborando uma alternativa prática teoricamente fundamentada para tais fins. O acesso ao fenômeno se realiza por meio da experiência prática do pesquisador e da entrevista fenomenológica, que convida os participantes a descreverem suas vivências em vadiar. Foram, então, selecionados aqueles mais experientes em cada manifestação cultural, conforme o reconhecimento de suas comunidades como tais, na prática do maracatu rural e do cavalo marinho. A respeito da capoeira, esta é articulada fenomenologicamente por meio do contraste com resultados já obtidos em pesquisa anterior. Apreendendo-se o fenômeno na carnalidade de seu mundo vivido, obteve-se como resultado uma forma estrutural de transformação da existência, essencial à manifestação do vadiar, implicando desdobramentos políticos, sociais e pessoais na vida dos praticantes. Em seguida, em contraste com diversos estudos históricos, psicológicos, antropológicos e sociológicos, aprofunda-se a descrição e a compreensão fenomenológica destas manifestações culturais. Conclui-se com considerações a respeito dos resultados alcançados e dos novos campos abertos para a continuidade do desenvolvimento fenomenológico do tema.
Titre en anglais
The crossings of a life in vadiação: between the Capoeira, the Cavalo Marinho and the Maracatu Rural
Mots-clés en anglais
Capoeira
Cavalo Marinho
Maracatu Rural
Phenomenology
Psychology
Resumé en anglais
Capoeira, cavalo marinho and maracatu rural are afrobrazilian folk cultural phenomena. The act of vadiar or "playing" crosses these manifestations, even naming the act of practicing them. To address it, a phenomenology pertinent to cultural phenomena is applied, one that is into the field of the qualitative research in psychology. This work uses as methodological reference the Genetic and the Generative Phenomenology proposed by Edmund Husserl (1859-1938). So that we can identify which are and also how the living meanings of the "vadiar" configure themselves, this work aims to describe and comprehend the intentional structure which is essential to them all. The focus will center itself on the intersubjective dimension which estruturally manifestates itself to each practioner experiences, including the researcher's own personal experience, one which, once phenomenologycally accessed, integrates the methodological path. To fulfill the goal, incursions on philosophical and also qualitative methodological dimensions were made, elaborating that way an alternative observance theoretically grounded to achieve the purpose. The access to the phenomenon is made throughtout the reseracher's practical experience and through the phenomenologycal interview, which invites the participants to describe their own experiences and the way they occurred. After that, were selected those more experienced (seniors) in each cultural manifestation, being this seniority recognized by their communities when considering the maracatu rural and the cavalo marinho. When dealing with capoeira, this manifestation is phenomenologically articulated by contrastating its results with other results formerly achieved on a previous research. By aprehending the phenomenon on the body and flesh of its lived world, we are able to obtain, as a result, an structural form of a "transformation of the being", something essential to the "vadiar" manifestation, which implies on political, social and personal developments and ramifications on the practitioner's lifes. Then, in contrast with many historical, psychoanalytical, anthropologycal and sociological studies, we deepen the description and phenomenological comprehension of these cultural manifestations. This work concludes itself with considerations about the achieved results and new open fields for the continuity and phenomenological development of the subject.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.