• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23022021-232757
Documento
Autor
Nombre completo
Víctor Hugo Loureiro Tapias Gomes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2020
Director
Tribunal
Souza, Laura Vilela e (Presidente)
Barros, Viviam Vargas de
Calia, Rogerio Ceravolo
Demarzo, Marcelo Marcos Piva
Título en portugués
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness
Palabras clave en portugués
Meditação
Mindfulness
Mindfulness based health promotion
Práticas grupais
Resumen en portugués
Diferentes pesquisas constatam a eficácia e efetividade dos treinamentos em mindfulness na melhora relacionada a sintomas psicopatológicos, ao aumento da criatividade e também na redução do estresse e da ansiedade. Todavia, poucos estudos investigaram o processo conversacional nas sessões grupais desses treinamentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo grupal de um treinamento em mindfulness, ajudando a ciência no preenchimento desta lacuna. Dezoito estudantes de pós-graduação participaram de um programa de oito semanas de mindfulness, que seguiu a metodologia do Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), com pequenas modificações. As sessões foram audiogravadas e os áudios foram transcritos na íntegra. Todo o material produzido foi analisado a partir da metodologia de análise de conteúdo temática e foi discutido com o apoio da literatura dos estudos de mindfulness e de práticas grupais. A partir desta análise, cinco temas foram reconhecidos como temas chave nas trocas entre os participantes para a construção de novas realidades, quais sejam: expectativas, acordos, feedbacks (pós prática, pós grupo e final), aceitação e descrições de si. A presente investigação realça a importância das interações grupais por meio de processos conversacionais para a construção de novos significados pessoais de realidade.
Título en inglés
Meanings about participation in a mindfulness group of practices
Palabras clave en inglés
Group practices
Meditation
Mindfulness
Mindfulness based health promotion
Resumen en inglés
Many researches confirm the effectiveness of mindfulness training in improving different aspects of life, from those related to psychopathological symptoms, to those related to the increase of creativity and also stress and anxiety reduction. However, few studies have investigated the conversational process in group sessions of these trainings. Therefore, the objective of this research is to analyze the group process of training in mindfulness, helping science to fill this gap. Eighteen graduate students participated in an eight-week mindfulness program, which followed the methodology of Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), with minor modifications. The sessions were audio recorded and the audios were transcribed in its totality. All the material produced was analyzed using the thematic content analysis methodology and was discussed with the support of the literature on mindfulness studies and group practices. From this analysis, five themes were recognized as key themes in the exchanges between the participants for the construction of new realities, namely: expectations, agreements, feedbacks (post-practice, post-group and final), acceptance and descriptions of themselves. The present investigation highlights the importance of group interactions through conversational processes for the construction of new personal meanings of reality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.