• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23022021-232757
Document
Auteur
Nom complet
Víctor Hugo Loureiro Tapias Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2020
Directeur
Jury
Souza, Laura Vilela e (Président)
Barros, Viviam Vargas de
Calia, Rogerio Ceravolo
Demarzo, Marcelo Marcos Piva
Titre en portugais
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness
Mots-clés en portugais
Meditação
Mindfulness
Mindfulness based health promotion
Práticas grupais
Resumé en portugais
Diferentes pesquisas constatam a eficácia e efetividade dos treinamentos em mindfulness na melhora relacionada a sintomas psicopatológicos, ao aumento da criatividade e também na redução do estresse e da ansiedade. Todavia, poucos estudos investigaram o processo conversacional nas sessões grupais desses treinamentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo grupal de um treinamento em mindfulness, ajudando a ciência no preenchimento desta lacuna. Dezoito estudantes de pós-graduação participaram de um programa de oito semanas de mindfulness, que seguiu a metodologia do Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), com pequenas modificações. As sessões foram audiogravadas e os áudios foram transcritos na íntegra. Todo o material produzido foi analisado a partir da metodologia de análise de conteúdo temática e foi discutido com o apoio da literatura dos estudos de mindfulness e de práticas grupais. A partir desta análise, cinco temas foram reconhecidos como temas chave nas trocas entre os participantes para a construção de novas realidades, quais sejam: expectativas, acordos, feedbacks (pós prática, pós grupo e final), aceitação e descrições de si. A presente investigação realça a importância das interações grupais por meio de processos conversacionais para a construção de novos significados pessoais de realidade.
Titre en anglais
Meanings about participation in a mindfulness group of practices
Mots-clés en anglais
Group practices
Meditation
Mindfulness
Mindfulness based health promotion
Resumé en anglais
Many researches confirm the effectiveness of mindfulness training in improving different aspects of life, from those related to psychopathological symptoms, to those related to the increase of creativity and also stress and anxiety reduction. However, few studies have investigated the conversational process in group sessions of these trainings. Therefore, the objective of this research is to analyze the group process of training in mindfulness, helping science to fill this gap. Eighteen graduate students participated in an eight-week mindfulness program, which followed the methodology of Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), with minor modifications. The sessions were audio recorded and the audios were transcribed in its totality. All the material produced was analyzed using the thematic content analysis methodology and was discussed with the support of the literature on mindfulness studies and group practices. From this analysis, five themes were recognized as key themes in the exchanges between the participants for the construction of new realities, namely: expectations, agreements, feedbacks (post-practice, post-group and final), acceptance and descriptions of themselves. The present investigation highlights the importance of group interactions through conversational processes for the construction of new personal meanings of reality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-03-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.