• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23022021-232757
Documento
Autor
Nome completo
Víctor Hugo Loureiro Tapias Gomes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Souza, Laura Vilela e (Presidente)
Barros, Viviam Vargas de
Calia, Rogerio Ceravolo
Demarzo, Marcelo Marcos Piva
Título em português
Sentidos sobre a participação em práticas grupais de mindfulness
Palavras-chave em português
Meditação
Mindfulness
Mindfulness based health promotion
Práticas grupais
Resumo em português
Diferentes pesquisas constatam a eficácia e efetividade dos treinamentos em mindfulness na melhora relacionada a sintomas psicopatológicos, ao aumento da criatividade e também na redução do estresse e da ansiedade. Todavia, poucos estudos investigaram o processo conversacional nas sessões grupais desses treinamentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o processo grupal de um treinamento em mindfulness, ajudando a ciência no preenchimento desta lacuna. Dezoito estudantes de pós-graduação participaram de um programa de oito semanas de mindfulness, que seguiu a metodologia do Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), com pequenas modificações. As sessões foram audiogravadas e os áudios foram transcritos na íntegra. Todo o material produzido foi analisado a partir da metodologia de análise de conteúdo temática e foi discutido com o apoio da literatura dos estudos de mindfulness e de práticas grupais. A partir desta análise, cinco temas foram reconhecidos como temas chave nas trocas entre os participantes para a construção de novas realidades, quais sejam: expectativas, acordos, feedbacks (pós prática, pós grupo e final), aceitação e descrições de si. A presente investigação realça a importância das interações grupais por meio de processos conversacionais para a construção de novos significados pessoais de realidade.
Título em inglês
Meanings about participation in a mindfulness group of practices
Palavras-chave em inglês
Group practices
Meditation
Mindfulness
Mindfulness based health promotion
Resumo em inglês
Many researches confirm the effectiveness of mindfulness training in improving different aspects of life, from those related to psychopathological symptoms, to those related to the increase of creativity and also stress and anxiety reduction. However, few studies have investigated the conversational process in group sessions of these trainings. Therefore, the objective of this research is to analyze the group process of training in mindfulness, helping science to fill this gap. Eighteen graduate students participated in an eight-week mindfulness program, which followed the methodology of Mindfulness Based Health Promotion (MBHP), with minor modifications. The sessions were audio recorded and the audios were transcribed in its totality. All the material produced was analyzed using the thematic content analysis methodology and was discussed with the support of the literature on mindfulness studies and group practices. From this analysis, five themes were recognized as key themes in the exchanges between the participants for the construction of new realities, namely: expectations, agreements, feedbacks (post-practice, post-group and final), acceptance and descriptions of themselves. The present investigation highlights the importance of group interactions through conversational processes for the construction of new personal meanings of reality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.