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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2022.tde-19102022-121111
Documento
Autor
Nome completo
Jefté Moraes Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Silva, Ana Paula Soares da (Presidente)
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Leal, Fernanda de Lourdes Almeida
Rocha, Maria Isabel Antunes
Título em português
Educação contextualizada: interações e contexto na aprendizagem
Palavras-chave em português
Contexto
Educação contextualizada
Mediação
Resumo em português
A Educação Contextualizada é uma proposta pedagógica que pode ser compreendida como a condução dos processos educativos que levam em consideração elementos ligados à existência das pessoas. No Brasil, surgiu a partir de práticas e experiências educativas em escolas localizadas em território rural, que destacavam a importância do contexto de alunos e de professores no dia a dia da escola. É comum que produções acadêmicas sobre a Educação Contextualizada apresentem sua história, importância e formas de organização de sequências práticas em sala de aula. No entanto, aprofundamentos sobre os movimentos e os processos desenvolvidos na contextualização não são comumente encontrados na literatura. O objetivo deste trabalho foi compreender como uma prática educativa orientada pela perspectiva da Educação Contextualizada promove mediações a fim de relacionar os elementos contextuais nas interações com as crianças e seus aprendizados. O referencial teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa é a teoria Histórico-Cultural da Psicologia. Participaram da pesquisa uma professora e 17 crianças de sua turma multisseriada de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de uma escola localizada no campo no município de Espera Feliz - MG. Foram realizadas videogravações de cinco dias de aulas indicadas pela professora como parte de um projeto de ensino contextualizado. As videogravações ocorreram no primeiro semestre letivo de 2019. O tratamento do material contou com a seleção e a análise de nove episódios de interações das atividades e situações de aprendizagem a partir da mediação de conteúdos contextualizados. Os resultados apontaram que a Educação Contextualizada se desenvolveu a partir de alguns pressupostos básicos como os saberes prévios dos alunos, uma proposta de transformação da realidade e o tensionamento entre aspectos locais e globais. Na Educação Contextualizada, estes elementos se fazem presentes a partir de uma reflexão da própria realidade em que os alunos estão inseridos. Foi possível observar que, desenvolvendo uma proposta dialógica de reflexão sobre a realidade, a Educação Contextualizada articula e realiza um movimento contínuo de passagem de elementos contextuais a elementos não-contextuais. Para compreender a Educação Contextualizada, é necessário, portanto, compreender este movimento. Concluímos que a Educação Contextualizada, apesar de não ser uma política pública oficial da educação brasileira, constitui-se como um campo de prática que insiste em repensar o contexto em que a educação se efetiva a partir de suas complexidades e potencialidades.
Título em inglês
Place-based education: interactions and context in learning
Palavras-chave em inglês
Context
Mediation
Place-based education
Resumo em inglês
Place-Based Education is a pedagogical proposal that can be understood as the conduct of educational processes that take into account elements linked to people's existence. In Brazil, it emerged from educational practices and experiences in schools located in rural areas, which highlighted the importance of the context of students and teachers in the daily life of the school. It is common for academic productions on Place-Based Education to present its history, importance and ways of organizing practical sequences in the classroom. However, insights into the movements and processes developed in contextualization are not commonly found in the literature. The objective of this work was to understand how an educational practice guided by the perspective of Place-Based Education promotes mediations in order to relate contextual elements in interactions with children and their learning. The theoreticalmethodological framework that underlies the research is the Historical-Cultural Theory of Psychology. A teacher and 17 children from her multigrade class of 4th and 5th grades of Elementary School participated in the research, from a school located in the countryside in the municipality of Espera Feliz - MG. Video recordings of five days of classes indicated by the teacher were made as part of a contextualized teaching project. The video recordings took place in the first semester of 2019. The treatment of the material included the selection and analysis of nine episodes of interactions of activities and learning situations based on the mediation of contextualized content. The results showed that Place-Based Education was developed from some basic assumptions such as the students' previous knowledge, a proposal for the transformation of reality and the tension between local and global aspects. In PlaceBased Education these elements are present from a reflection of the reality in which the students are inserted. It was possible to observe that, developing a dialogical proposal of reflection on reality, Place-Based Education articulates and performs a continuous movement of passage from contextual elements to non-contextual elements. To understand Contextualized Education, it is therefore necessary to understand this movement. We conclude that Contextualized Education, despite not being an official public policy for formal education system in Brazil, constitutes a field of practice that insists on rethinking the context in which education takes place based on its complexities and potentialities.
 
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Data de Publicação
2022-11-23
 
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