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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-09122019-143956
Documento
Autor
Nome completo
Laís Pimenta Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Elias, Luciana Carla dos Santos
Oliveira, Paula Ramos de
Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Título em português
Relação família-escola: processos de produção de subjetividades
Palavras-chave em português
Educação
Esquizoanálise
Psicologia escolar
Relação família escola
Resumo em português
A literatura aponta que manter boas relações entre a escola e a família pode maximizar as condições para um melhor aprendizado e desenvolvimento da criança e enfatizam a necessidade de uma integração mais efetiva entre estas duas instituições, respeitando as peculiaridades de cada uma. Enfatiza-se ainda a necessidade da implementação de pesquisas que levem em conta as inter-relações entre as duas instituições. O objetivo desta pesquisa foi investigar os processos de produção de subjetividades que atravessam as protagonistas da relação família-escola, no Ensino Fundamental. Os participantes foram nove professores e nove mães de alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental de nove escolas municipais públicas, distribuídas nas regiões de uma cidade no interior do Estado de São Paulo. Em cada escola foi entrevistada uma professora e uma mãe. Os relatos das entrevistadas foram gravados em áudio e foram submetidos à análise e interpretação, baseados nos princípios da Cartografia. Passos, Kastrup e Tedesco (2016) apontam que toda pesquisa é intervenção e esta sempre se realiza por um mergulho na experiência que agencia sujeito e objeto, teoria e prática, num mesmo plano de produção. Neste sentido, os autores apresentam a Cartografia como um método de investigação, formulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1985), que visa acompanhar processos e não representar objetos, ou seja, trata-se sempre de investigar um processo de produção. Os resultados foram apresentados em duas partes. Primeiro os casos das professoras e depois os casos das mães entrevistadas. Considerando-se a abordagem metodológica, os dados foram analisados buscando as singularidades, as participações foram sumarizadas sob cada um dos temas propostos como orientadores das entrevistas. Procurou-se extrair de cada entrevista vivências e processualidades. Devido à importância do tema relação família escola ser ainda estratificado e rotulado na cultua hegemônica, reitera-se a importância e contribuição deste estudo para que políticas públicas sejam engajadas a partir da visão de quem vivencia estas questões diariamente, como pais e professoras. Reitera-se ainda a necessidade de que a formação de professores englobe questões como as novas concepções de parceria visando as demandas das famílias sob o ponto de vista delas próprias; este estudo evidencia também a importância e a contribuição que a psicologia escolar deve exercer no contexto escolar público.
Título em inglês
Family-school relationship: processes of subjectivity production
Palavras-chave em inglês
Education
Schizoanalysis
School family relationship
School psychology
Resumo em inglês
The literature points out that good family/school relationships can maximize the conditions for children's better learning and development. It also emphasizes that both institutions need to be more integrated but respect the characteristics of each other at the same time, and that researches about the interrelationship between both institutions need to be carried out. The purpose of this article was to investigate the processes of subjectivities production that involve the protagonists of the family/school relationship in Elementary School. The participants were nine teachers and nine mothers of students from the first stage of Elementary Education from nine municipal schools located in a city in the São Paulo State. In each school, one teacher and one mother were interviewed. The interviewees' reports were recorded in audio and were submitted to analysis and interpretation based on the principles of Cartography. Passos, Kastrup & Tedesco (2016) point out that every research is an intervention and that a research always dive in the experience of subject and object, theory and practice, in the same plan of production. In this sense, the authors present the Cartography as a method of investigation created by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1985), that aims to follow the processes and not to represent objects, in other words, it is always about investigating the production process. The results were presented in two parts. First, the teachers, and then, the mothers. Considering the methodological approach, the data were analyzed looking for singularities, the contributions were summarized under each theme mentioned in the interviews. The purpose of each interview was to extract experiences and processualities. Due to the fact that the theme family/school relationship is still treated in a stratified way by a hegemonic culture, we reiterate the importance and contribution of this study in order to make public politics according to the people who experience those problems every day, such as parents and teachers. We also reiterate that teachers' training needs to talk about new partnership conceptions aiming the families need according to those families. This study also highlights the importance and the contribution that school psychology should have in the public school environment.
 
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Data de Publicação
2020-05-13
 
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