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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2022.tde-31012023-092332
Document
Author
Full name
Elienay Eiko Rodrigues Umekawa
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2022
Supervisor
Committee
Zerbini, Thaís (President)
Andrade, Raissa Bárbara Nunes Moraes
Andrade, Jairo Eduardo Borges
Porto, Juliana Barreiros
Ribeiro, Evandro Marcos Saidel
Sticca, Marina Greghi
Title in Portuguese
Preditores de satisfação do teletrabalhador
Keywords in Portuguese
Desenho do trabalho
Estratégias de aprendizagem informal no trabalho
Preditores
Satisfação
Teletrabalho
Abstract in Portuguese
Mudanças recentes na área do trabalho introduzem novas formas de atuação profissional, incluindo a modalidade de teletrabalho, suscitando questões que necessitam ser discutidas acerca de seus impactos para instituições laborais e profissionais. A proposição de iniciativas de atuação profissional fundamentadas no trabalho remoto exige investigar a efetividade das mesmas, bem como os possíveis efeitos desempenhados pelas variáveis atuantes em ofícios de tal natureza, incluindo, para tanto, uma grande e complexa gama de variáveis do ambiente, da tarefa e do indivíduo. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a satisfação das funções profissionais de indivíduos em situação de teletrabalho, visando identificar variáveis explicativas entre características do organizacionais (Desenho do trabalho). A revisão de literatura realizada demonstra a urgência em aprofundar pesquisas acerca dos fatores que repercutem na satisfação de trabalhadores remotos no desempenho de suas atribuições profissionais. A amostra foi composta por profissionais que, no ato da coleta de dados, mantinham vínculo empregatício e executavam suas atividades laborais através do teletrabalho. A coleta de dados se deu por meio da aplicação virtual de questionários, tendo respeitados os aspectos éticos envolvidos. Foram realizadas análises descritivas e exploratórias dos dados, bem como análises fatoriais exploratórias e de consistência interna para verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida. Os resultados apontaram que todas as escalas são estatisticamente válidas e confiáveis. Intencionando cumprir o objetivo de testagem do modelo proposto foi efetuada a análise de regressão múltipla padrão. Os dados obtidos sugeriram que quanto mais adequados e ajustados são percebidos os elementos relativos aos atributos sóciotécnicos; às propriedades sociais; e às características da tarefa mais expressiva será a possibilidade de que os profissionais envolvidos em iniciativas de trabalho remoto venham a estar satisfeitos e lograr êxito em suas empreitadas profissionais.
Title in English
Predictors of teleworker satisfaction
Keywords in English
Informal learning strategies at work
Satisfaction
Telework
Work design
Abstract in English
Recent changes in the area of work introduce new forms of professional activity, including teleworking, raising questions that need to be discussed about their impacts on labor and professional institutions. The proposition of professional action initiatives based on remote work requires investigating their effectiveness, as well as the possible effects played by the variables acting in jobs of this nature, including, for this purpose, a large and complex range of variables of the environment, the task and the individual. In this sense, the present study aims to evaluate the satisfaction of the professional functions of individuals in telework situations, aiming to identify explanatory variables between the subject's characteristics (Sociodemographic and Functional; Strategies of informal learning at work), and organizational (Work design). The literature review carried out demonstrates the urgency of deepening research on the factors that affect the satisfaction of remote workers in the performance of their professional attributions. The sample consisted of professionals who, at the time of data collection, had an employment relationship and carried out their work activities through telework. Data collection took place through the virtual application of questionnaires, respecting the ethical aspects involved. Descriptive and exploratory analyzes of the data were performed, as well as exploratory factor analysis and internal consistency to verify evidence of validity of the measurement instruments. The results showed that all scales are statistically valid and reliable. Intending to fulfill the objective of testing the proposed model, a standard multiple regression analysis was performed. The data obtained suggested that the more adequate and adjusted the elements related to sociotechnical attributes are perceived; to social properties; and the characteristics of the most expressive task will be the possibility that professionals involved in remote work initiatives will be satisfied and succeed in their professional endeavors.
 
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TeseCorrigida.pdf (5.75 Mbytes)
Publishing Date
2023-01-31
 
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