Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2024.tde-30042024-103443
Document
Auteur
Nom complet
Tamires Zar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2024
Directeur
Jury
Barrera, Sylvia Domingos (Président)
Galera, Cesar Alexis
Godoy, Dalva Maria Alves
Kolinsky, Régine
Titre en portugais
Contribuição das habilidades de processamento fonológico e visual para o desempenho em leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Escrita
Leitura
Português brasileiro
Processamento fonológico
Processamento visual
Resumé en portugais
A leitura e a escrita são habilidades relativamente recentes na história humana e apoiam-se em habilidades específicas, como o domínio das correspondências grafofonológicas, bem como em várias capacidades cognitivas gerais, como: atenção, memória, processamento de informações visuais e fonológicas, capacidades linguísticas, entre outras. A partir do final da década de 1970, habilidades relacionadas ao processamento fonológico têm sido apontadas como as mais relevantes para explicar o sucesso ou fracasso na aprendizagem da linguagem escrita. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que tais habilidades não são suficientes para explicar esta aprendizagem. Assim, o objetivo geral desde trabalho foi analisar a contribuição de habilidades de processamento visual e de processamento fonológico para o desempenho em leitura e escrita de uma amostra de crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, o estudo se propõe a investigar o desempenho em leitura e escrita no decorrer dos primeiros anos escolares, a fim de testar hipóteses sobre a importância das habilidades fonológicas e visuais subjacentes à aprendizagem e desenvolvimento da leitura e escrita. O estudo contou com a participação de 100 crianças, com idade entre 6 e 11 anos (M = 8,26, D.P. = 1,57), alunas do 1º ao 5º ano de duas escolas privadas, escolhidas por conveniência. Os participantes realizaram testes e tarefas para a avaliação das habilidades de leitura, escrita, consciência fonológica, memória de curto-prazo fonológica, nomeação automatizada rápida, span visuoatencional, memória de curto-prazo visuoespacial e percepção visual. O estudo seguiu um delineamento transversal, no qual os dados obtidos foram analisados de modo a estabelecer a contribuição das habilidades cognitivas estudadas sobre o desempenho em leitura e escrita para amostra em geral, bem como, considerando a escolaridade dos participantes. Foram observadas diferenças na influência das variáveis de processamento fonológico e visual para o desempenho em leitura e escrita, de forma que, para os anos iniciais (1º e 2º ano), as variáveis relacionadas ao processamento fonológico se mostraram melhores previsoras do desempenho tanto em leitura quanto em escrita, enquanto para os anos finais (3º a 5º ano), as variáveis de processamento visual aparecem como boas previsoras para a escrita, além da consciência fonológica, que permanece como uma variável previsora importante. Tais resultados corroboram a ideia de que, enquanto o processamento fonológico parece estar mais relacionado ao início da aprendizagem da leitura e da escrita, as habilidades de processamento visual se tornam importantes previsoras para as fases de maior automatização e precisão na escrita. Resultados acerca da contribuição de habilidades processamento fonológico e visual também são discutidos à luz de diferentes modelos cognitivos que tratam da leitura e da escrita nesses anos escolares.
Titre en anglais
The role of phonological and visual processing skills for reading and spelling during the early years of elementary education
Mots-clés en anglais
Brazilian Portuguese
Phonological processing
Reading
Spelling
Visual processing
Resumé en anglais
Reading and writing are relatively recent skills in human history, relying on specific abilities such as mastery of graphophonemic correspondences, alongside various general cognitive capacities including attention, memory, visual and phonological information processing, and linguistic abilities. Since the late 1970s, skills related to phonological processing have been identified as pivotal in explaining success or failure in learning written language. However, recent studies have indicated that such phonological processing skills are insufficient to fully account for this learning. Therefore, the overall objective of this study was to analyze the contribution of visual and phonological processing skills to the performance in reading and spelling among a sample of children from 1st to 5th grade of elementary school. Accordingly, the study aims to investigate reading and writing performance throughout the early school years to test hypotheses regarding the significance of phonological and visual skills underlying the learning and development of reading and spelling. The study involved the participation of 100 children, aged between 6 and 11 years (M = 8.26, SD = 1.57), students from 1st to 5th grade in two private schools, chosen by convenience. Participants underwent tasks assessing reading, spelling, phonological awareness, phonological short-term memory, rapid automatized naming, visual attention span, visuospatial short-term memory, and visual perception skills. Employing a cross-sectional design, the data obtained were analyzed to establish the contribution of the studied cognitive abilities to reading and spelling performance for the overall sample, while also considering the participants' grade levels. Differences were observed in the influence of phonological and visual processing variables on reading and writing performance. Specifically, for the early years (1st and 2nd grade), variables related to phonological processing emerged as better predictors of performance in both reading and spelling. Whereas for the later years (3rd to 5th grade), visual processing variables emerged as good predictors for spelling, alongside phonological awareness, which remained an important predictive variable. These findings support the notion that while phonological processing seems more closely tied to the early stages of learning to read and spell, visual processing skills become important predictors for phases of increased automatization and accuracy in spelling. Results regarding the contribution of phonological and visual processing skills are also discussed in the context of various cognitive models addressing reading and spelling during these school years.
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Date de Publication
2024-07-10
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