• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-23022022-143726
Documento
Autor
Nome completo
Patricia Oliveira de Lima Bento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Elias, Luciana Carla dos Santos (Presidente)
Mélo, Márcia Helena da Silva
Zanini, Marta Regina Gonçalves Correia
Título em português
Estressores escolares, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico no 3º ano do Ensino Fundamental: um estudo descritivo e preditivo
Palavras-chave em português
Desempenho acadêmico
Estressores escolares
Habilidades sociais
Problemas de comportamento
Resumo em português
O período escolar é considerado de grande importância para o desenvolvimento infantil. Nesta fase, a criança amplia suas relações sociais e repertório social, além de iniciar a aquisição de conteúdos e competências acadêmicas. O contexto escolar pode ser promotor de recursos ao desenvolvimento ou fonte de estresse, a partir das vivências nele estabelecidas, podendo influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento e desempenho acadêmico da criança. As habilidades sociais são apontadas como um fator de proteção no ciclo vital e associadas positivamente ao sucesso escolar. Dentro desse cenário, o presente estudo teve como objetivo primário predizer o desempenho acadêmico no 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como preditores estressores escolares, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico, no 1º ano e caracterizar essas variáveis. Como objetivos secundários buscou-se: realizar uma revisão sistemática sobre estressores escolares cotidianos no ensino fundamental e seu impacto no desenvolvimento de escolares; comparar as variáveis de estressores escolares, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em alunos considerando sexo, grupo não alfabetizado e alfabetizado, verificar associações entre as variáveis e; verificar mu-danças e estabilidades das variáveis investigadas do 1º para o 3º ano e associações. O estudo foi realizado em uma cidade do interior do leste paulista. Participaram alunos do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais e seus professores como respondentes. Tratou-se de um estudo quantitativo, preditivo, descritivo, correlacional e de medidas repetidas. Os instrumentos utilizados foram Provinha Brasil, Inventário de Estressores Escolares, Social Skills Rating System. Para as análises estatísticas foi utilizado o software Jasp (versão 0.13). Os dados foram coletados diretamente nas escolas com os alunos e professores. Os resultados da presente pesquisa serão apresentados em três estudos descritos a seguir. Estudo I, objetivou realizar uma revisão sistemática sobre estressores escolares cotidianos no ensino fundamental e seu impacto no desenvolvimento de escolares; para tanto foi utilizado o protocolo PRISMA, considerando o contexto nacional e internacional nos últimos dez anos; foram utilizadas as bases de dados Lilacs, Pubmed, APA PsicNet, Scielo, Pepsic, Medline, Periódicos Capes e ERIC, obtendo cinco artigos para a amostra final; os resultados apontaram semelhanças aproximadas entre os estudos abordados (amostras, instrumentos e evidências), a escassez de estudos sobre a temática e a importância dos estressores escolares cotidianos, visto que podem prejudicar a trajetória escolar de alunos. O Estudo II, teve como objetivo comparar as variáveis de estressores escolares, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em alunos, considerando sexo, grupo não alfabetizado e alfabetizado e, verificar associações entre as variáveis; participaram 157 alunos (73 meninos e 84 meninas), com idade média de 8 anos e 9 meses e 10 professores de quatro escolas públicas do interior do leste paulista; os resultados apontaram: meninas com maiores escores em desempenho acadêmico e habilidades sociais, meninos com maiores pontuações em estressores e problemas de comportamento, grupo não alfabetizado com mais estressores, grupo alfabetizado com mais habilidades sociais e associações entre variáveis. O Estudo III, objetivou predizer o desempenho acadêmico no 3º ano do Ensino Fundamental tendo como preditores: estressores escolares, habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico, no 1º ano e; verificar mudanças e estabilidades das variáveis investigadas do 1º para o 3º ano e associações. Participaram 43 alunos (18 meninos e 25 meninas), no 1º ano com média de idade de 6 anos e 3º ano com 8 anos; oito professores, 1º ano e sete no 3º ano, de quatro escolas públicas do interior paulista. Resultados mostraram que estressores escolares e desempenho acadêmico foram preditores do desempenho acadêmico; alunos apresentaram ganhos em desempenho acadêmico, habilidades sociais e redução de problemas de comportamento e; associações significativas entre as variáveis. Conclui-se que a presente pesquisa traz informações importantes quanto a variáveis que atuam sobre o desenvolvimento do escolar, contribuindo com a literatura da área e para o desenho de intervenções que visem a promoção e prevenção no contexto escolar.
Título em inglês
School stressors, social skills, behavior problems, and academic achievement in 3rd grade elementary school: a descriptive and predictive study
Palavras-chave em inglês
Academic achievement
Behavior problems
School stressors
Social skills
Resumo em inglês
The school years has great importance for child development. At this stage, social relations and social repertoire increase and the acquirement of content and academic skills begins. The school context can influence positively or negatively the child's development and academic performance since it offers development resources or shows itself as a source of stress, depending on the student's experience. Social skills are seen as a protective factor in the life course and positively associated with school achievements. Within this scenario, the present study had as its primary objective to predict academic achievement in the 3rd grade of elementary school having as predictors: school stressors, social skills, behavior problems and academic achievement in the 1st grade; as well as to characterize these variables. As secondary objectives: aimed to conduct a systematic review of daily hassles at the elementary school and their impact on students; compare the variables of school stressors, social skills, behavior problems and academic achievement in students, considering gender, nonliterate and literate group, and verify associations between the variables and; verify changes and stabilities of the investigated variables from the 1st to the 3rd year and associations. The present study was carried out in a city in eastern São Paulo. Elementary school students from municipal public schools and their teachers participated as respondents. This was a quantitative, predictive, descriptive, correlational and repeated measures study. We used the following instruments: Provinha Brasil, Inventory of School Stressors, Social Skills Rating System. We used the software Jasp (version 0.13) to perform statistical analyses. The data were collected directly in the schools with the students and teachers. The results of the present study will be presented in the three studies described below. The Study I aimed to conduct a systematic review of daily hassles at the elementary school and their impact on students. We used the PRISMA protocol to conduct this study, looking at the national and international context in the last ten years. We searched for articles in the following databases: Lilacs, Pubmed, APA PsicNet, Scielo, Pepsic, Medline, Periódicos Capes and ERIC and we obtained five articles to final sample. The results showed some similarities between the studies, including samples, instruments and evidences, indicating the relevance of further studies on daily hassles since it can jeopardize the students' educational path. The Study II intended to compare the variables of school stressors, social skills, behavior problems and academic achievement in students, considering sex, non-literate and literate group and also to verify associations between the variables. 157 students took part of this study (73 boys, 84 girls), with average age of eight years and nine months, and ten teachers of public schools located in State of Sao Paulo's inland cities. The Study III To predict academic achievement in the 3rd grade of elementary school having as predictors: school stressors, social skills, behavior problems and academic achievemement in the 1st grade; and to verify changes and stabilities of the investigated variables from the 1st to the 3rd grade and association. Took part of this study: 43 students (25 girls, 18 boys) from the first and third year with average ages of 6 and 8 years respectively, as well as 8 first grade teachers and 7 third grade. We conclude that these studies can provide guidelines to help identify protectors and risk in the school context, contributing to the literature and to interventions targeting the promotion and prevention of school mental health.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Há arquivos retidos devido a solicitação (publicação de dados, patentes ou diretos autorais).
Data de Liberação
2025-12-09
Data de Publicação
2022-04-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.