• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2022.tde-13012023-143539
Documento
Autor
Nombre completo
Isabela Maria Freitas Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Neufeld, Carmem Beatriz (Presidente)
Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Oliveira, Karina da Silva
Nascimento, Monalisa Muniz
Título en portugués
Construção e validação de um instrumento de avaliação de autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos
Palabras clave en portugués
Adolescência
Autoconceito
Autoconhecimento
Construção de instrumentos
Escala Pictórica
Infância
Resumen en portugués
O autoconhecimento é uma habilidade para a vida e envolve a percepção de si no que se refere características físicas e de caráter do indivíduo, abarcando habilidades e dificuldades, necessidades, fontes de estresse e manejo de emoções, desejos, anseios e aversões. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) auxilia a ampliação do repertório de autoconhecimento por meio da flexibilização da tríade cognitiva. Mensurar o repertório do autoconhecimento em crianças e adolescentes torna-se importante à medida que ele é a base para o desenvolvimento de outras habilidades, bem como pode fazer parte de intervenções de promoção de saúde e alívio de sintomas. O objetivo geral do presente estudo foi construir um instrumento para avaliar o autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Para isso este trabalho apresenta uma metodologia composta por multimétodos e foram realizados quatro estudos para abranger o objetivo. Os dois primeiros estudos são teóricos. O Estudo 1 é uma revisão da literatura em formato de capítulo de livro no qual teve o objetivo de explorar o conceito do autoconhecimento, seu desenvolvimento e a importância para as crianças e adolescentes e como isso impacta no cotidiano deste público. O Estudo 2 é uma revisão integrativa da literatura que teve dois grandes objetivos: identificar o que há na literatura sobre o autoconhecimento; e encontrar os instrumentos disponíveis para avaliar o autoconhecimento com crianças e adolescentes. A partir dos estudos teóricos confirmou-se a necessidade de construir uma escala para avaliar o autoconhecimento em crianças e adolescentes brasileiras e assim foram desenvolvidos os Estudo 3 e 4, que consistem em estudos empíricos. O estudo 3 teve o objetivo de construir os itens da Escala Pictórica de Autoconhecimento para Crianças e Adolescentes (EPAC-CA) e levantar evidências de sua validade de conteúdo. Para isso contou com a participação de 41 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos com anuência dos pais/responsáveis e nove juízes especialistas, onde foram realizados grupos focais com esses diferentes públicos separadamente e aplicação da versão inicial na amostra-piloto. Por fim, o Estudo 4 teve o objetivo de explorar as propriedades psicométricas da EPAC-CA por meio da busca da validade de estrutura interna, validade convergente-discriminante e confiabilidade. Para tal estudo participaram 102 crianças e adolescentes de 8 e 14 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, a EPAC-CA, a SCARED e a Escala de Autoestima de Rosemberg. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias bayesianas, correlação de Spearman e Teste t com correção de welch. Os resultados demostraram que para a presente amostra a escala apresentou uma tendência de ser unidimensional; os valores de Alpha de Cronbach foram todos aceitáveis; a versão final do instrumento conta com 31 itens. Conclui-se que a EPAC-CA apresenta evidências de validade e precisão com níveis satisfatórios, sendo uma alternativa para suprir a necessidade de instrumento para avaliar o autoconhecimento em crianças e adolescentes, e vem contribuir para o acervo de instrumentos disponíveis para a população infanto-juvenil brasileira, bem como ampliar o repertório de instrumentos com representação pictórica.
Título en inglés
Construction and validation of an instrument to assess self-knowledge in children and adolescents aged 8 to 14 years
Palabras clave en inglés
Adolescence
Childhood
Construction of instruments
Pictorial scale
Self-concept
Self-knowledge
Resumen en inglés
Self-knowledge is a life skill and involves the perception of the self with regard to the individual's physical characteristics and character, encompassing abilities and difficulties, needs, sources of stress, and management of emotions, desires, anxieties, and aversions. Cognitive-Behavioral Therapy (CBT) helps to expand the repertoire of self-knowledge through the relaxation of the cognitive triad. Measuring the repertoire of self-knowledge in children and adolescents becomes important as it is the basis for the development of other skills, as well as being part of health promotion and symptom relief interventions. The general objective of the present study was to construct an instrument to evaluate self-knowledge in children and adolescents between the ages of 8 and 14. To this end, this work presents a methodology composed of multi-methods and four studies were carried out to cover the objective. The first two studies are theoretical. Study 1 is a literature review in the form of a book chapter in which the objective was to explore the concept of self-knowledge, its development, and importance for children and adolescents and how it impacts the daily lives of this public. Study 2 is an integrative literature review that had two major objectives: to identify what is available in the literature about self-knowledge; and to find available instruments to assess self-knowledge in children and adolescents. Based on the theoretical studies, the need to construct a scale to assess self-knowledge in Brazilian children and adolescents was confirmed, and so Studies 3 and 4 were developed, consisting of empirical studies. Study 3 aimed to build the items of the Pictorial Self-Awareness Scale for Children and Adolescents (EPAC-CA) and raise evidence of its content validity. To this end, it had the participation of 41 children and adolescents from 8 to 14 years of age with the consent of parents/guardians and nine expert judges, where focus groups were conducted with these different groups separately and the initial version was applied to the pilot sample. Finally, Study 4 aimed to explore the psychometric properties of the EPACCA by searching for internal structure validity, convergent-discriminant validity, and reliability. For this study, 102 children and adolescents between the ages of 8 and 14 participated. A sociodemographic questionnaire, the EPAC-CA, the SCARED, and the Rosemberg SelfEsteem Scale were used. Bayesian confirmatory factor analysis, Spearman correlation, and ttest with welch correction were performed. The results showed that for the present sample, the scale tended to be unidimensional; Cronbach's Alpha values were all acceptable; the final version of the instrument has 31 items. It is concluded that the EPAC-CA presents evidence of validity and reliability with satisfactory levels, being an alternative to supply the need for an instrument to evaluate self-knowledge in children and adolescents, and contributes to the collection of instruments available for the Brazilian child-youth population, as well as expanding the repertoire of instruments with pictorial representation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Liberación
2024-12-13
Fecha de Publicación
2023-01-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.