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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-10102023-154117
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Trivellato Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Elias, Luciana Carla dos Santos (Presidente)
Leme, Vanessa Barbosa Romera
Marturano, Edna Maria
Título em português
Burnout parental, habilidades sociais educativas parentais e monitoramento parental: um estudo de caracterização
Palavras-chave em português
Burnout parental
Habilidades sociais
Habilidades sociais educativas parentais
Práticas educativas e monitoria parental
Resumo em português
A literatura tem apontado para diferentes variáveis ligadas aos pais que impactam no desenvolvimento dos filhos positiva ou negativamente. Dentre essas destacam-se as habilidades sociais educativas parentais (HSE-P), definidas como comportamentos dos pais com a intensão voltada para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos filhos; o monitoramento parental e o burnout parental, entendido como consequência de uma exposição intensa e prolongada dos pais ao estresse no cuidado com os filhos. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral verificar a existência de burnout parental, caracterizar as HSEP e o monitoramento parental de pais de crianças do Ensino Fundamental I e II. Como objetivos específicos buscou-se: verificar, associar e comparar a existência do burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em mães e pais e; verificar, associar e comparar a existência do burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em mães casadas e mães solo. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FFCLRP-USP. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo, correlacional e de comparação, composto por amostra de conveniência. Participaram 22 casais e seus filhos, 13 mães casadas e seus filhos (sem seus maridos) e 5 mães solo e seus filhos; todos os participantes eram residentes de uma cidade de grande porte do interior paulista e foram convidados através de suas escolas. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Burnout Parenta (PBA), Questionário de Monitoramento Parental (QMP), Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e Critério Brasil. A coleta foi realizada junto a pais, mães e filhos em separado, inicialmente presencial (na escola onde a criança estudava) e posteriormente, frente ao contexto da pandemia, virtual (chamada de vídeo pelo Google Meet). Presencial ou virtual a pesquisadora aplicava os instrumentos nos participantes seguindo o mesmo protocolo. Os dados quantitativos foram analisados com auxílio do software JASP, inicialmente foram realizadas análises estatísticas descritivas, na sequência foi verificada a normalidade de cada variável e frente a não normalidade realizou-se análises inferenciais não paramétricas e correlações. Os resultados encontrados estão apresentados em dois estudos que respondem aos objetivos traçados. O Estudo I teve como objetivo verificar, associar e comparar a existência do burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em casais (mães e pais, vivendo na mesma residência). Os resultados apontaram: que os participantes não pontuaram para burnout, contudo, mães apresentaram resultados superiores aos pais em diferentes fatores da escala de Burnout; pais sinalizaram habilidades sociais educativas parentais, no entanto, dificuldades em aplicá-las com frequência; os filhos relataram receber monitoramento parental; associações significativas foram encontradas entre as variáveis, como práticas negativas e esgotamento das mães. O Estudo II, teve como objetivo verificar e comparar sinais de burnout parental, habilidades sociais educativas e monitoramento parental em mães casadas e solo. Os resultados apontaram mães solo mais exaustas do que as mães casadas, contudo, com maior repertório em Habilidades Sociais Educativas Parentais e Variáveis de Contexto para lidar com seus filhos. Conclui-se que o presente trabalho traz contribuições importantes para a área de estudo, sinalizando a importância de programas preventivos destinados a pais e mães (casadas ou solo), de forma a desenvolver/aprimorar as HSE-P e tornálas presentes em suas práticas educativas diárias.
Título em inglês
Parental burnout, parental educational social skills and parental monitoring: a characterization study
Palavras-chave em inglês
Educational practices and parental monitoring
Parental burnout
Parental educational social skills
Social skills
Resumo em inglês
The literature has pointed to different variables related to parents that impact positively or negatively on the development of children. Among these, parenting social educational skills (HSE-P) stand out, defined as parental behaviors with the intention of promoting the development and learning of their children; parental monitoring and parental burnout, understood as a consequence of intense and prolonged exposure of parents to stress in caring for their children. Given this context, the main objective of this study was to verify the existence of parental burnout, to characterize the HSE-P and the parental monitoring of parents of children in Elementary School I and II. As specific objectives, we sought to: verify, associate and compare the existence of parental burnout, educational social skills and parental monitoring in mothers and fathers and; verify, associate and compare the existence of parental burnout, educational social skills and parental monitoring in married mothers and single mothers. The study was submitted and approved by the Research Ethics Committee of FFCLRP-USP. This was a quantitative, descriptive, correlational and comparison study, consisting of a convenience sample. Participants were 22 couples and their children, 13 married mothers and their children (without their husbands) and 5 single mothers and their children; all participants were residents of a large city in the interior of São Paulo and were invited through their schools. The instruments used were: Parental Burnout Inventory (PBA), Parental Monitoring Questionnaire (QMP), Parental Educational Social Skills Interview Script (RE-HSE-P) and Critério Brasil. The collection was carried out with fathers, mothers and children separately, initially face-to-face (at the school where the child studied) and later, in the context of the pandemic, virtual (video call via Google Meet). In person or virtually, the researcher applied the instruments to the participants following the same protocol. Quantitative data were analyzed using the JASP software, initially descriptive statistical analyzes were performed, then the normality of each variable was verified and, in the face of non-normality, non-parametric inferential analyzes and correlations were performed. The results found are presented in two studies that respond to the outlined objectives. Study I aimed to verify, associate and compare the existence of parental burnout, educational social skills and parental monitoring in couples (mothers and fathers, living in the same household). The results showed: that the participants did not score for burnout, however, mothers presented superior results than fathers in different factors of the Burnout scale; fathers indicated parental educational social skills, however, difficulties in applying them frequently; children reported receiving parental monitoring; Significant associations were found between variables such as negative practices and mothers' exhaustion. Study II aimed to verify and compare signs of parental burnout, educational social skills and parental monitoring in married and single mothers. The results showed single mothers who were more exhausted than married mothers, however, with a greater repertoire in Parental Educational Social Skills and Context Variables to deal with their children. It is concluded that the present work brings important contributions to the study area, signaling the importance of preventive programs aimed at fathers and mothers (married or single), in order to develop/improve HSE-P and make them present in their daily educational practices.
 
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Data de Liberação
2025-08-14
Data de Publicação
2023-12-19
 
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