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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-10012022-091926
Documento
Autor
Nome completo
Dayane Barbosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Silva, Lucy Leal Melo (Presidente)
Cunha, Maria do Céu Taveira de Castro Silva Brás da
Leal, Mara de Souza
Título em português
Intervenção em educação para a carreira no ensino fundamental
Palavras-chave em português
Educação para carreira
Habilidades socioemocionais
Intervenção
Maturidade profissional
Resumo em português
Considerando as novas configurações do trabalho, torna-se essencial a aquisição e desenvolvimento de habilidades necessárias para a adaptabilidade ao mundo do trabalho, dentre elas destacam-se as habilidades socioemocionais. Na perspectiva de que os alunos possam atribuir sentidos aos estudos e ao trabalho, estratégias de Educação para a Carreira podem ser implementadas visando contribuir com a escola na preparação de cidadãos mais conscientes e autônomos na construção da vida e da carreira. Nesse sentido, este estudo objetivou desenvolver e avaliar uma estratégia de intervenção em Educação para Carreira no ensino fundamental. Os objetivos secundários foram: (a) avaliar o nível de maturidade profissional, comparando os resultados do grupo de intervenção (GA) antes e após a intervenção; (b) avaliar as habilidades socioemocionais, comparando-se os resultados dos grupos de intervenção (GA) e grupo de comparação (GC), e em cada um dos grupos antes e após a intervenção; e (c) avaliar a intervenção na perspectiva dos participantes. A amostra é constituída por são adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública da rede estadual de ensino. Eles foram distribuídos em dois grupos, um grupo de intervenção A (GA), com 31 participantes, sendo a maioria do sexo masculino (61,3%), com idade média de 14,13 anos (desvio padrão = 0,56) e economicamente classificados, conforme Critério Brasil da ABEP, no nível B2 (35,5%), e um grupo de comparação (GC), também com 31 participantes, no qual a maioria era do sexo masculino (54,8%), com média de 14 anos de idade (desvio padrão = 0,58) e classificados no nível B2 (45,2%). Foram utilizados os seguintes instrumentos: (a) Questionário sociodemográfico, (b) Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), e (c) Instrumento para Avaliação de Habilidades Socioemocionais - SENNA 2.0. Os dados quantitativos foram organizados e analisados no programa estatístico Jamovi 1.6.3. Em uma etapa anterior, os dados coletados foram transcritos e codificados em uma planilha do Microsoft Office Excel, versão 2019 em seguida transportados para o Jamovi. Para a análise do Senna 2.0, também se utilizou o software RStudio 3.5. e o pacote psych. Para análise qualitativa baseada na avaliação dos participantes foi usado o software de análises textuais IRaMuTeQ versão 0.7 alpha 2, através do qual foram realizadas análises lexicográficas clássicas e formadas nuvens de palavras. Os resultados quantitativos da análise da maturidade profissional e das habilidades socioemocionais não apontaram diferenças entre os grupos e entre pré-teste e pós-teste. Sobre o processo de intervenção, as respostas dos participantes na avaliação qualitativa mostram que os conteúdos aprendidos foram significativos para a construção da carreira e projetos de vida. Os achados possibilitam refletir sobre pistas para o desenvolvimento de futuras intervenções, visando a aquisição de habilidades socioemocionais e de carreira, necessárias para o mundo do trabalho em transformação. Tais achados também são uteis para o desenvolvimento do componente curricular Projeto de Vida e Trabalho, ofertadas no contexto brasileiro.
Título em inglês
Intervention in career education in elementary school
Palavras-chave em inglês
Career education
Intervention
Professional maturity
Socio-emotional skills
Resumo em inglês
Considering the new configurations of work, it is essential to acquire and develop the skills necessary for adaptability to the world of work, among which socio-emotional skills stand out. From the perspective that students can give meaning to studies and work, Career Education strategies can be implemented aiming to contribute to the school in the preparation of more aware and autonomous citizens in the construction of life and career. In this sense, this study aimed to develop and evaluate an intervention strategy in Career Education in elementary school. The secondary objectives were: (a) to assess the level of professional maturity, comparing the results of the intervention group (AG) before and after the intervention; (b) assess socialemotional skills, comparing the results of the intervention groups (AG) and comparison group (CG), and in each of the groups before and after the intervention; and (c) evaluate the intervention from the perspective of the participants. The sample consists of adolescents in the 9th grade of Elementary School II from a public school in the state education system. They were divided into two groups, an intervention group A (AG), with 31 participants, mostly male (61.3%), with a mean age of 14.13 years (standard deviation = 0.56) and economically classified, according to the ABEP Criterion Brazil, at level B2 (35.5%), and a comparison group (CG), also with 31 participants, in which the majority were male (54.8%), with an average 14 years of age (standard deviation = 0.58) and classified at level B2 (45.2%). The following instruments were used: (a) Sociodemographic Questionnaire, (b) Maturity Scale for Professional Choice (EMEP), and (c) Instrument for the Assessment of Socioemotional Skills - SENNA 2.0. Quantitative data were organized and analyzed in the statistical program Jamovi 1.6.3. In a previous step, the collected data were transcribed and coded in a Microsoft Office Excel spreadsheet, version 2019, then transported to Jamovi. For the analysis of Senna 2.0, the RStudio 3.5 software was also used. and the psych package. For qualitative analysis based on the evaluation of the participants, the textual analysis software IRaMuTeQ version 0.7 alpha 2 was used, through which classical lexicographical analyzes were performed and word clouds were formed. The quantitative results of the analysis of professional maturity and socio-emotional skills did not show differences between groups and between pre-test and post-test. About the intervention process, the responses of the participants in the qualitative assessment show that the contents learned were significant for the construction of careers and life projects. The findings make it possible to reflect on clues for the development of future interventions, aiming at the acquisition of socio-emotional and career skills, necessary for the changing world of work. Such findings are also useful for the development of the Life and Work Project curriculum component, offered in the Brazilian context.
 
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Data de Publicação
2022-02-11
 
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