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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-04112022-090558
Document
Author
Full name
Mariana Gil
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2022
Supervisor
Committee
Santos, Manoel Antonio dos (President)
Okamoto, Mary Yoko
Pina, Marina Garcia Manochio
Title in Portuguese
Grupos operativos com familiares de adolescentes e jovens com transtornos alimentares: o vínculo como possível potencializador de recursos
Keywords in Portuguese
Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Distúrbios do ato de comer
Família
Grupo de apoio psicológico
Grupos operativos
Psicanálise
Transtornos alimentares
Vínculo
Abstract in Portuguese
Na atualidade há uma preocupação crescente das famílias com filhos adolescentes em relação aos quadros psicopatológicos que se organizam em torno das compulsões alimentares, como Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa, os dois tipos mais conhecidos de transtornos alimentares (TAs). No cenário assistencial é muito comum que os familiares se apresentem fragilizados, com sentimentos de desamparo e impotência frente a um tipo de sofrimento psíquico grave e persistente que acomete seus filhos, cuja sintomatologia muitas vezes se mostra refratária à melhora. Esse sofrimento é potencializado pela persistência de defesas e sintomas que tendem a assumir um curso crônico, acarretando sérios prejuízos ao desenvolvimento das(os) adolescentes, impondo estressores que também vulnerabilizam os vínculos familiares. Os serviços especializados ainda são escassos em nosso país, construindo uma barreira que se soma a outras, como a inadequação dos saberes e práticas voltadas ao acolhimento das famílias que conseguem ter acesso à ajuda profissional. Nessa vertente, uma lacuna observada na produção do conhecimento se refere ao potencial dos vínculos como ferramenta terapêutica quando se utiliza a estratégia grupal como dispositivo de acolhimento dos familiares. Diante dessas considerações, esta Dissertação se desdobra em cinco artigos, compostos por uma síntese de estudos qualitativos e quatro artigos empíricos. O Artigo 1, que consiste em uma metassíntese qualitativa, objetiva sintetizar e reinterpretar resultados de estudos qualitativos primários acerca da percepção de familiares de pessoas com TAs acerca do tratamento. A partir de 1115 estudos originariamente recuperados de seis bases de dados, foram selecionados 19 artigos que envolveram familiares como participantes. Os resultados apontam para diferentes enquadres de percepção dos familiares acerca do tratamento para TAs, convergindo para o reconhecimento de que a família é parte ativa do processo e também deve ser considerada como alvo de cuidados, e não como mero coadjuvante/acompanhante no cuidado à pessoa acometida. Os Artigos 2, 3, 4 e 5 derivam de uma pesquisa empírica que tem como objetivo geral investigar se, e como, os vínculos constituídos em um grupo de apoio psicológico a familiares de pessoas com TAs potencializam o desenvolvimento de recursos para lidar com a problemática vivenciada. A amostra intencional dos estudos empíricos foi constituída por cinco mães e três pais que participaram da atividade grupal semanal no período de junho a setembro de 2020. O corpus foi constituído por 26 entrevistas individuais realizadas imediatamente após a realização de 13 sessões grupais consecutivas. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram: formulário de dados sociodemográficos, Critério de Classificação Econômica (CCEB), roteiro de entrevista individual baseado na Técnica do Incidente Crítico e diário de campo. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas na íntegra. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo temática indutiva, proposta por Braun e Clarke, e interpretados tendo como referencial teórico a psicanálise no trabalho com grupos em instituições na perspectiva de Pichon-Rivière, em diálogo com as contribuições de René Kaës. Os resultados obtidos convergem para uma percepção da configuração do grupo como espaço de cuidado valorizado pelos familiares de pessoas com TAs. Mães e pais foram capazes de desarticular a ideia de que o grupo é apenas mais um elemento do tratamento da(o) filha(o) acometida(o), para ser compreendido como um processo que permite o contato com suas próprias emoções, propiciando a integração do sentir, pensar e agir do cuidador familiar. Os momentos destacados como marcantes na experiência do processo grupal colocaram em relevo o sentimento de acolhimento, a percepção de universalidade entre os membros do grupo e o aprendizado por 9 intermédio do outro, apontando para a importância do dispositivo grupal como recurso para potencializar o engajamento dos pais no tratamento das(os) filhas(os).
Title in English
Operative groups with family members of teenagers and young people with eating disorders: the bond as a possible resource enhancer
Keywords in English
Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Eating disorders
Family
Linking
Operative groups
Psychoanalysis
Psychological support group
Abstract in English
Currently, there is a growing concern of families with adolescent children in relation to psychopathological conditions that are organized around food compulsions, such as Anorexia Nervosa and Bulimia Nervosa, the two best-known types of eating disorders (EDs). In the care setting, it is very common for family members to be fragile, with feelings of helplessness and impotence in the face of a type of severe and persistent psychic suffering that affects their children, whose symptoms are often refractory to improvement. The distress is enhanced by the persistence of defenses and symptoms that tend to take a chronic course, causing serious damage to the development of adolescents, imposing stressors that also make family ties vulnerable. Specialized services are still scarce in our country, creating a barrier that adds to others, such as the inadequacy of knowledge and practices aimed at welcoming families who manage to have access to professional help. In this aspect, a gap observed in the production of knowledge refers to the potential of linking dynamics as a therapeutic tool when using the group strategy as a device for welcoming family members. In view of these considerations, this Dissertation is divided into five articles, composed of a synthesis of qualitative studies and four empirical articles. Article 1, which consists of a qualitative meta-synthesis, aims to synthesize and reinterpret results of primary qualitative studies about the perception of family members of people with EDs about treatment. From 1115 studies originally retrieved from six databases, 19 articles were selected that involved family members as participants. The results point to different frameworks of perception of family members about the treatment for EDs, converging to the recognition that the family is an active part of the process and should also be considered as a target of care, and not as a mere adjunct/companion in the care of the person stricken. Articles 2, 3, 4 and 5 derive from an empirical research whose general objective is to investigate whether, and how, the linking dynamics established in a psychological support group for family members of people with EDs enhance the development of resources to deal with the problems experienced. The intentional sample of the empirical studies consisted of five mothers and three fathers who participated in the weekly group activity from June to September 2020. The corpus consisted of 26 individual interviews carried out immediately after carrying out 13 consecutive group sessions. The instruments used for data collection were: sociodemographic data form, Economic Classification Criteria (CCEB), individual interview script based on the Critical Incident Technique and field diary. The interviews were audio-recorded and fully transcribed. Data were analyzed according to the inductive thematic content analysis, proposed by Braun and Clarke, and interpreted using psychoanalysis as a theoretical framework in working with groups in institutions from Pichon-Rivière's perspective, in dialogue with the contributions of René Kaës. The results obtained converge to a perception of the configuration of the group as a space of care valued by family members of people with EDs. Mothers and fathers were able to dismantle the idea that the group is just another element of the treatment of the child affected by disorder, to be understood as a process that allows contact with their own emotions, providing the integration of feeling, thinking and acting of the family caregiver. The moments selected as remarkable in the experience of the group process highlighted the feeling of welcome, the perception of universality among group members, and the learning through the other, pointing to the importance of the group device as a resource to enhance the engagement of parents in the treatment of their children.
 
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Release Date
2024-10-28
Publishing Date
2022-11-22
 
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