• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2022.tde-03012023-090116
Documento
Autor
Nombre completo
Andresa Cristina Brascero de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Zerbini, Thaís (Presidente)
Cardoso, Hugo Ferrari
Abbad, Gardênia da Silva
Versuti, Fabiana Maris
Título en portugués
Percepção da empregabilidade de estudantes de pós-graduação lato sensu: variáveis individuais e do contexto mediada pela autoeficácia
Palabras clave en portugués
Autoeficácia
Características individuais
Empregabilidade
Pós-graduação lato sensu
Suporte à aprendizagem
Resumen en portugués
A ciência de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) considera fundamental a existência de ações educacionais sistematizadas para os contextos corporativos, instituições de ensino e de ambientes de trabalho diversos. Tais ações propiciam oportunidades de aprendizagem para os indivíduos, aumentando as chances da ocorrência dos processos de aquisição, retenção, generalização e transferência de aprendizagem. A presente tese se insere no contexto de instituições de ensino superior (IES) e objetiva analisar a influência de Características Individuais Sociodemográficas e Funcionais (gênero, idade, região, condição socioeconômica, profissão) e de contexto (Suporte à Aprendizagem) na Autopercepção da Empregabilidade dos estudantes de programas de Pós-Graduação Lato Sensu (PGLS), mediada por Autoeficácia. Os cursos de PGLS devem suprir lacunas de competências e qualificar os estudantes para o mercado de trabalho. Contudo, têm apresentado baixa qualidade de ensino nas últimas décadas. Deste modo, o campo de estudos em TD&E oferece subsídios para avaliar de forma eficaz tais ações educacionais. Logo, identificar características explicativas individuais e situacionais, auxiliam no desenvolvimento de ferramentas que buscam garantir o processo de aprendizagem. Participaram do estudo, 330 estudantes de cursos de PGLS, da modalidade presencial e do ensino remoto emergencial (ERE). A coleta de dados foi realizada de forma remota pelas redes sociais Facebook, LinkedIn, Whatsapp e via e-mail, por meio de questionários digitalizados disponibilizados pela internet. Foram realizadas as análises descritivas e exploratórias dos dados, modelagem de equações estruturais, e confiabilidade composta para a verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida. As análises estatísticas foram realizadas por meio dos softwares SPSS (versão 25.0), FACTOR Analysis (16.2.0) e JAMOVI (2.3.2). Foram confirmadas as evidências de validade para os instrumentos de medida, os quais apresentaram bons índices de ajuste e confiabilidade, além de serem válidos para o contexto universitário. Os principais resultados comprovam o poder explicativo de Suporte à Aprendizagem mediado por Autoeficácia na Autopercepção da Empregabilidade. Os estudantes com níveis mais altos de Autoeficácia têm maior percepção de Suporte à Aprendizagem e Autopercepção da Empregabilidade. As variáveis Sociodemográficas não foram preditoras de Autopercepção da Empregabilidade. A variável Funcional "Renda Familiar" prediz Autopercepção da Empregabilidade. Os principais resultados oferecem importantes subsídios para a área de avaliação das ações educacionais e as discussões sobre as implicações teóricas, metodológicas, empíricas e práticas enfatizam a relevância da avaliação dos PGLS, pois os cursos de PGLS cumprem uma função social fundamental nos efeitos de formação e qualificação para o mercado de trabalho.
Título en inglés
Perception of employability of graduate specializacion courses students (lato sensu): individual and context variables mediated by self-efficacy
Palabras clave en inglés
Characteristics
Graduate specialization courses
Individuals characteristics
Self-efficacy
Self-perception of employability
Support to learning
Resumen en inglés
The Science of Training and Development (T&D) considers fundamental the systematized educational actions for corporate contexts, educational institutions and diverse work environments. Actions provide learning opportunities for students, increasing the chances of learning processes, generalization, and transfer of learning. This thesis is about context of higher education institutions (HEIs) and analyzed the influence of Sociodemographic and Functional Individual Characteristics (gender, age, region, socioeconomic status, profession) and context (Support to Learning) on the Self-Perception of Employability of students of graduate specializacion courses programs, mediated by Self-efficacy. Graduate specialization courses must fill skills gaps and provided qualify apprentices for the job market. However, we have presented low quality of education in recent decades. In this way, the field of studies in TD&E offers such actions to evaluate in an effective educational way. Therefore, identify individual and situational characteristics in the development of tools that seek to guarantee the learning process. The samples were 330 students from Specialization Courses, participated in the study, face-to-face teaching and emergency remote teaching (ERT). Data were collected through Facebook and LinkedIn, and e-mail, through questionnaires digitized on the internet. Analyzes of the data descriptive and exploratory, structural equation modeling, and composite reliability were performed to verify evidence of validity of the measurement instruments. Statistical analyzes were performed using SPSS (version 25.0), FACTOR Analysis (16.2.0) and JAMOVI (2.3.2) software. Validity evidence for the measurement instruments was confirmed, showed good fit and reliability indices, in addition to being valid for the university context. The main results prove the explanatory power of Learning to Support mediated by Self-Efficacy and Self-Perception of Employability. Higher levels students show Self-Efficacy have a greater perception of Learning to Support and Self-Perception of Employability. Sociodemographic variables were not predictors of Self-Perception of Employability. The Functional variable "Family Income" predicts Self-Perception of Employability. The main results offer relevant subsidies for the area of evaluation of educational actions. Discussions about the theoretical, methodological, empirical, and practical implications emphasize the importance of evaluating the Graduate Specialization courses, as they fulfill a fundamental social function in the effects of training and qualification for the labor market.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.