• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-30112021-101341
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Augusto Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Lastória, Andrea Coelho (Presidente)
Freitas, Nainora Maria Barbosa de
Makino, Jéssica Mami
Massabni, Vânia Galindo
Título em português
Sob o olhar de Clio: o lugar e as concepções de Ensino de História na formação inicial de pedagogos das universidades estaduais paulistas
Palavras-chave em português
Currículo
Ensino de História
Licenciatura em Pedagogia
Tipologia narrativa
Resumo em português
Esta investigação objetiva identificar e analisar o lugar e as concepções do Ensino de História na formação inicial de pedagogos das universidades estaduais paulistas, na modalidade presencial. Como lugar, nos referimos ao espaço ocupado no currículo formal pelas disciplinas acadêmicas que versam sobre o Ensino de História, e como concepções, conforme as elaborações de Rüsen, a predominância das diferentes tipologias narrativas nos textos históricos listados nos referidos currículos. Por meio de abordagem qualitativa, identificamos e analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso e as matrizes curriculares para compreendermos a ocorrências das disciplinas acadêmicas de Ensino de História. A partir dos planos de ensino, listamos e analisamos as referências bibliográficas diretamente relacionadas com o Ensino de História. As análises revelam que o Ensino de História está assegurado em todas as Licenciaturas examinadas. No entanto, as cargas horárias ocorrem com variações e, em algumas, o componente curricular voltado ao ensino da referida matéria ocorre junto com o ensino de Geografia. Quanto às concepções de ensino de História, identificamos, principalmente, a ocorrência de narrativas que: compreendem os aspectos relacionados a esta temática e a própria História, como elementos mutáveis e em constante construção ao longo tempo; apontam as necessidades de superação das formas mais tradicionais de ensino e aprendizagem da História; exemplificam estratégias de sala de aula e utilização de recursos variados por meio de exemplos práticos assentados na experiência de professores e pesquisadores da área educacional.
Título em inglês
Under the eyes of Clio: the place and conceptions of History teaching in the initial training of pedagogues from state universities in São Paulo
Palavras-chave em inglês
Curriculum
History teaching
Narrative tipology
Pedagogy
Resumo em inglês
Our investigation aims to identify and analyze the place and conceptions of the Teaching of History in the official curriculum of the Pedagogy courses of the state universities of São Paulo, in the presential modality. As a place, we refer to the space occupied in the formal curriculum by subjects dealing with the Teaching of History, and as conceptions, as elaborated by Rüsen, the predominance of different narrative typologies in the historical texts listed in these curricula. Through a qualitative approach, we identified and analyzed the Pedagogical Projects of the Course and the curricular matrices in order to understand the occurrences of academic disciplines in the teaching of History. From the teaching plans of these curricular components, we list and analyze the bibliographical references directly related to the theme of History Teaching in light of the narrative typologies of Jorn The analyzes reveal that the Teaching of History is assured in all the Grades examined. However, the workloads occur with variations and, in some, the curricular component aimed at teaching this subject occurs together with the teaching of Geography. As for the conceptions of History teaching, we identified, mainly, the occurrence of narratives that: understanding related to this theme and to History itself, as changeable elements and in constant construction over time; to point out the need to overcome the more traditional ways of teaching and learning History; they exemplify classroom through practical examples based on the experience of teachers and researchers in the educational field.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.