• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-30082021-175157
Document
Auteur
Nom complet
Ana Caroline Del Bem Caldas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2021
Directeur
Jury
Pacifico, Soraya Maria Romano (Président)
Andrade, Erika Natacha Fernandes de
Araujo, Elaine Sampaio
Sousa, Lucília Maria Abrahão e
Titre en portugais
Discurso e sujeito em movimento argumentativo: brincadeiras e arte em Portinari
Mots-clés en portugais
Argumentação
Brincadeiras
Discurso verbal e não verbal
Sujeito
Resumé en portugais
Ao reconhecer o brincar como atividade principal na infância (VIGOTSKI) e, também, que o direito de brincar tem sido excluído das rotinas escolares, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o discurso produzido por sujeitos-alunos, na faixa etária entre 6 e 7 anos, após a interpretação das obras artísticas de Candido Portinari, que retratam o brincar, a fim de compreender como eles argumentam e constroem sentidos sobre o brincar e as brincadeiras na infância. A pesquisa tem como fundamentação teórica os conceitos da Análise do Discurso de Michel Pêcheux, para analisar os efeitos de sentidos produzidos pelos sujeitos, além também de considerar os estudos de Plantin para analisar a argumentação referente ao modo como os sujeitos falam de suas emoções, valorizando os afetos que podem ecoar nos argumentos sobre o direito ao brincar. O potencial e a força pedagógica da arte possibilitam a revisão dos sentidos para que os sujeitos-alunos sintam-se livres a discursivisar sobre o brincar, então o corpus foi constituído pelo discurso verbal oral e escrito dos sujeitos-alunos. Como metodologia, foram registrados, pela pesquisadora, os discursos produzidos pelos sujeitos-alunos durante uma pesquisa de campo feita nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Ribeirão Preto. Através dos diálogos, os sujeitos-alunos conseguiram realizar gestos de interpretação e argumentação sobre as obras artísticas e relacioná-las com os sentidos de brincar e brincadeira que perpassam suas vivências. Por meio dos discursos dos sujeitos foi possível interpretar a atualização da memória discursiva quando os sujeitos-alunos apresentam amplo repertório de brincadeiras que conhecem, além de identificar marcas da formação discursiva dominante, ao afirmarem que o brincar não é importante na escola.
Titre en anglais
Discourse and subject in argumentative movement: play and art in Portinari
Mots-clés en anglais
Argumentation
Play
Subject
Verbal and non-verbal discourse
Resumé en anglais
When recognize play as the main activity in childhood (VYGOTSKY) and, also, that the right to play has been excluded from school routines, this research aims to analyze the discourse produced by students-subjects, aged between 6 and 7 years, after the interpretation of Candido Portinari's artistic works, that portray the play, in order to understand how they argue and build meanings about play and playing in childhood. The research is based on the Discourse Analysis by Michel Pêcheux, and seek to analyze the effects of meanings produced by the subjects, and also considering Plantin's studies to analyze the argument regarding the way the subjects talk about their emotions, valuing the affections that can echo in the arguments about the right to play. The potential and pedagogical strength of art make it possible the review of the meanings so that students-subjects feel free to discourse on play, so the corpus was constituted by the oral and written verbal discourse of the students-subjects. As methodology, the speeches produced by the student-subjects were recorded by the researcher during a field research done in the classrooms of the early years of elementary school, in a public school in Ribeirão Preto. Through the dialogues, the students-subjects were able to perform gestures of interpretation and argumentation about the works of art and to relate them with the senses of play and playing that permeate their experiences. Through the discourses of the students-subjects, it was possible to identify discursive memory, by presenting a wide repertoire of games they know, in addition to identifying marks of the dominant discursive formation, by stating that playing is not important at school.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-09-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.