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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-28042021-164547
Document
Author
Full name
Alessandra Pedrosa Pinto
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2020
Supervisor
Committee
Valdemarin, Vera Teresa (President)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Cunha, Marcus Vinicius da
Oliveira, Marcus Aldenisson de
Title in Portuguese
Perspectivas curriculares e culturais na formação de professores: a reconstrução dos programas de ensino (São Paulo - 1934)
Keywords in Portuguese
Escola nova
José Ribeiro Escobar
Programas de esino
Abstract in Portuguese
Neste trabalho é realizada a análise de documentos datados dos anos de 1930, tendo como expoente o livro A construção Científica dos Programas escrito por José Ribeiro Escobar no ano de 1934, na época, chefe do departamento de Programas e Livros Escolares da instrução pública de são Paulo. Esse documento é exemplar de um período de mudanças curriculares ocorridas no país e está articulado ao movimento denominado Escola Nova, destinando-se à orientação dos professores da escola pública paulista para a organização curricular e para a elaboração de programas de ensino. Pretendeu-se compreender quem foi José Ribeiro Escobar, suas contribuições para o movimento da Escola Nova e a relação de suas ideias com o contexto intelectual e histórico da época, elucidadas pelas apropriações que realizou das teorias internacionais e nacionais para escrever esse livro, bem como, os aspectos fundamentais da sua concepção de programa escolar e as implicações para a formação dos docentes aos quais se direcionava. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o autor e análise documental do livro de Escobar, do Código de Educação (1933) - que estruturou o sistema educacional em São Paulo - e da Revista Escola Nova (1930) publicada pela Diretoria de Ensino de São Paulo, dispositivos voltados ao mesmo objetivo de introduzir inovações nas diretrizes e nas práticas pedagógicas, principalmente, no estado de São Paulo. Em conclusão, pode-se afirmar que José Ribeiro Escobar foi peça importante na difusão dos ideais reformadores em alguns outros estados do país e esteve na chefia de um dos principais departamentos destinado, pelo Código de Educação, a contribuir para a normatização do ensino. Além disso, também se destaca a importância de seu documento para a orientação da prática professoral dentro da nova conjuntura de liberdade didática proposta pela legislação de 1933. Cotejando as fontes, notou-se que o autor se apropriou de um conjunto grande de autores internacionais demonstrando participar da circulação das ideias da época, dialogando, principalmente, com textos de John Dewey e William Kilpatrick. Pode-se afirmar que o Escobar contribuiu para o direcionamento dos programas de ensino no estado de São Paulo cumprindo sua função, na época, dentro da hierarquia no sistema de educacional e desenvolvendo iniciativas anunciadas desde o começo da década de 1930. Conclui-se que o autor estudado fez parte de um movimento de interpretação das ideias originais da educação progressista e da cultura escolar da época. Foram encontrados indícios de que o campo educacional e o campo político se influenciaram mutuamente ao longo das rupturas e continuidades nas definições curriculares e nas práticas de ensino. Também pode-se dizer que os documentos analisados fizeram parte das estratégias institucionais para o direcionamento da organização curricular e da prática docente, publicado em um período repleto de tensões curriculares, políticas e sociais.
Title in English
Curricular and cultural perspectives in teacher education: The reconstruction of teaching programs (São Paulo - 1934)
Keywords in English
José Ribeiro Escobar
Progressive school
Teaching subjects
Abstract in English
This work has analyzed the book some documents produced about 1930, mostly the book A reconstrução científica dos Programas, by José Ribeiro Escobar, in 1934, the head of the Department of School Programs and textbooks at that time, in the public instruction of São Paulo State. This document is an example of a period of curricular changes in Brazil. It was articulated to de educational movement called New School, which guided public school teachers in the São Paulo State. The goal was to understand José Ribeiro Escobar and his contributions to the New School movement. The relation between his ideas and the historical, intellectual context was shown by his international and national theories' appropriations. The main aspects of his subject conceptions and their implications for teachers formation, who were his readers, were showed too. The work is bibliographic research. The documents analyzed were José Ribeiro Escobar books', the Educational Code (1933), which structured the São Paulo State' Educational System and the journal Escola Nova (1930), published by The Educational Board of São Paulo State. These are tools that had the same objective: introduce innovations and guide pedagogical practices, mostly in São Paulo State. It is possible to conclude that José Ribeiro Escobar was an essential agent in the diffusion of renewal ideals in other Brazilian states. He was in charge of a department designated by the Educational Code to regulating teaching. He wrote an essential document to guide teachers' practice in the new context of didactic freedom proposed to legislation. Based on comparing documental sources, it is possible to notice that the author took a great set of international authors that demonstrates participation in the process of ideas circulation and dialoguing, mostly with John Dewey and William Kilpatrick's texts. It is possible to state that José Ribeiro Escobar contributed to directing the school curriculum in São Paulo State complying his duties inside the hierarchical educational system and developing initiatives announced since 1930. The author studied was part of the movement of interpretation of original ideas of progressive education. He was part of the school culture at that time. Some clues indicate that the educational and political field received mutual influence in the ruptures and continuities in curricular definitions and teaching practices. Also is correct to say that the analyzed documents were part of the institutional strategies to guide teacher practices and that it was published in a time full of curricular, political, and social tensions.
 
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Publishing Date
2021-05-20
 
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