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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-28022020-134105
Documento
Autor
Nome completo
Análie Francine Matias Miranda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Cassin, Marcos (Presidente)
Basso, Jaqueline Daniela
Bezerra Neto, Luiz
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Título em português
Educação do campo: a materialização da pedagogia da alternância no Campus Rural de Marabá - CRMB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Palavras-chave em português
Educação do campo
Educação profissional
Pedagogia da alternância
Resumo em português
O caminho da Educação do Campo é um desafio ao se considerar a dinâmica do campo em relação à sociedade, às políticas, ao currículo, ao Estado e ao conjunto de características culturais que o permeia. Nesse sentido a educação para os povos do campos, sempre foi palco de lutas, principalmente por parte dos movimentos sociais do campo, entre eles destacamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que influenciou diretamente na constituição de diversas políticas públicas voltadas para a Educação do Campo. Nessa perspectiva encontramos a Pedagogia da Alternância, reconhecida nessa pesquisa como uma metodologia, adotada por diversas instituições de ensino do campo. Delimitamos assim nosso objeto de estudo: o Campus Rural de Marabá (CRMB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), devido sua política de ensino, pesquisa, e extensão, em sua fundamentação nos princípios pedagógicos e filosóficos da Educação do Campo, Agroecologia, da Educação Profissional e Tecnológica, e 100% dos seus cursos ofertados em alternância pedagógica. Logo, esta pesquisa buscou investigar a materialidade da Pedagogia da Alternância no CRMB, utilizando como exemplo o seu principal curso: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, documentos institucionais, legislações, assim como, alguns referenciais produzidos sobre a Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância. Como fundamentação teórica nos pautamos pelos autores que discutem a Educação do Campo, entre eles: Bezerra Neto, Silva, Bicalho, Caldart, Molina, Queiroz. Em relação à Pedagogia da Alternância, nossa principal referência é Daniel Chartier, seguido de autores que classificam, discutem ou definem a formação em alternância, como, Gimonet, Puig-Calvó, Marirrodriga, Malglaive, Lerbet, Bourgeon, Girod de L´Ain. Com o objetivo principal de compreender a Pedagogia da Alternância aplicada a essa instituição de modo a identificar como sua utilização contribui para o processo de aprendizagem do alternante e possivelmente para o desenvolvimento local.
Título em inglês
Education of the field: The materialization of the pedagogy of alternation in the Rural Campus of Marabá - CRMB of the Federal Institute of Education, Science and technology of Pará (IFPA)
Palavras-chave em inglês
Field education
Pedagogy of alternation
Vocational training
Resumo em inglês
The path of field education is a challenge when considering the dynamics of the field in relation to society, policies, curriculum, state and the set of cultural characteristics that permeates it. In this sense, education for the peoples of the fields, has always been the stage of struggles, mainly on the part of the social movements of the countryside, among them we highlight the movement of landless Rural workers (MST), which directly influenced the Constitution of Various public policies aimed at field education. From this perspective we find the pedagogy of alternation, recognized in this research as a methodology, adopted by several educational institutions in the field. We thus delineate our object of study: The Rural Campus of Marabá (CRMB), the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA), due to its policy of teaching, research, and extension, in its reasoning in the principles Pedagogic and philosophical education of the field, agroecology, professional and technological education, and 100% of their courses offered in pedagogical alternation. Therefore, this research sought to investigate the materiality of the pedagogy of alternation in CRMB, using as an example its main course: Technician in agriculture integrated to high school. We developed a bibliographic and documentary research, using among the sources of research, institutional documents, legislations, as well as some references produced on the field education and the pedagogy of Switch. As a theoretical basis we are guided by the authors who discuss the education of the field, among them: Bezerra Neto, Silva, Bicalho, Caldart, Molina, Queiroz. In relation to the pedagogy of alternation, our main reference is Daniel Chartier, followed by authors who classify, discuss or define the formation in alternation, such as Gimonet, Puig-Calvó, Marirrodriga, Malglaive, Lerbet, Bourgeon, Girod de L´Ain. With the main objective of understanding the pedagogy of alternation applied to this institution in order to identify how its use contributes to the learning process of the alternant and possibly to the local development.
 
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Dissertacao.pdf (3.02 Mbytes)
Data de Publicação
2020-05-14
 
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