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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2023.tde-27112023-144514
Documento
Autor
Nome completo
Lidiane Paziani Lança
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Joana de Jesus de (Presidente)
Braga, Elizabeth dos Santos
Moretto, Rafael Alberto
Título em português
Aprender a ensinar de cor: vivências para construção coletiva da memória na formação continuada de professores
Palavras-chave em português
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Memória
Neuropsicologia
Signos e instrumentos
Resumo em português
O presente trabalho investigou as relações de ensino em inter-relação com os aspectos mnemônicos no contexto da formação continuada de professores. Possui como base teórico-metodológica os pressupostos sobre desenvolvimento humano da Psicologia Histórico-Cultural e os atuais estudos sobre as contribuições das Neurociências para Educação. O espaço-tempo desta pesquisa foi um curso de formação continuada de professores da educação básica intitulado Escola de Formação de Professores de Ciências Exatas e Naturais (VI EFPCEN), com um total de 160 professores(as) do Ensino Médio. O curso foi realizado em formato remoto no período da pandemia de Covid-19 e determinou condições singulares para este estudo. As vivências (drama-emoção) direcionaram o objetivo geral que foi estudar as dificuldades, as adaptações e as estratégias utilizadas no curso de formação de professores, bem como apontamentos acerca destes aspectos nas práticas pedagógicas para educação básica realizados pelos(as) professores(as). Como objetivos específicos, delineamos: i) investigar o processo de planejamento e execução do curso, considerando as percepções acerca do processo, bem como analisando a adequação/pertinência dos recursos de apoio (conjunto de slides e site) para a construção coletiva da memória de conceitos científicos; ii) interpretar os discursos dos(as) professores(as) acerca das vivências e das práticas pedagógicas considerando os desafios do exercício da docência no contexto pandêmico. O trabalho seguiu os fundamentos de uma pesquisa-intervenção qualitativa, teve como base os princípios do materialismo histórico-dialético e concebeu o processo de realização como, também, o produto analisado. Como procedimentos metodológicos da pesquisa houve: planejamento do curso; realização de quatro encontros; envio de questionários; gravação e transcrição de entrevistas, sistematização e análise dos dados. Os dados foram organizados em uma unidade de análise que coaduna/articula o diálogo entre as vivências da VI EFPCEN e as vivências relatadas pelos(as) professores(as) no contexto de ensino para a educação básica. Por intermédio de subunidades de análise, investigou-se o percurso de planejamento e (re)adaptação do curso; a elaboração e utilização dos recursos de apoio (material dos slides e o site) para as relações de ensino e; os discursos de quatro professores(as) relativos às vivências do exercício da docência considerando os desafios no processo de construção coletiva da memória. Os resultados mostraram que os desafios vivenciados pela equipe formativa foram também vivenciados pelos(as) professores(as). A escolha/uso/domínio dos recursos tecnológicos digitais; a necessidade de readaptar o planejamento para mobilizar a participação do(s) outro(s); a baixa adesão e participação efetiva e; as dificuldades para realizar atividades práticas no ensino remoto, foram experiências compartilhadas entre a equipe formativa e os(as) professores(as). No que se refere às divergências, a equipe formativa encontrou, no contexto universitário, muitas possibilidades para readaptar o planejamento e a execução do curso e pôde elaborar diferentes recursos de apoio utilizando as TDICs e angariados nos pressupostos da PHC e das neurociências. Também encontramos esforços para o uso destes recursos de apoio nas práticas pedagógicas dos(as) professores(as), adaptadas e reconstruídas de acordo com suas particularidades.
Título em inglês
Learning to teach by heart: experiences for the collective construction of memory in the continuing education of teachers
Palavras-chave em inglês
Memory
Neuropsychology
Sign and instrument
Teacher education
Teaching learning
Resumo em inglês
The present research investigated the teaching relationships in interrelationship with the mnemonic aspects in the context of the continuing education of teachers. The work considers, as a theoretical-methodological perspective, the assumptions of human development of Historical-Cultural Psychology and the current studies about the contributions of the Neurosciences for Education. The context of this research was a continuing education course for basic education teachers entitled Exact and Natural Sciences Teacher Training School (VI EFPCEN), with a total of 160 high school teachers. The course has realized remotely and during the Covid-19 pandemic and determined unique conditions for this study. The experiences (drama-emotion) guided the general aim of the study, which was to study the difficulties, adaptations and strategies used in the teacher education course, as well as appointments about these aspects in the pedagogical practices in the basic education by teachers. As specific aims, we outlined: i) to investigate the process of planning and executing the course, considering the perceptions about the process, as well as analyzing the suitability/pertinence of the support resources (set of slides and website) for the collective construction of the memory of scientific concepts; ii) interpret the teachers' speeches about experiences and pedagogical practices considering the challenges of teaching in the pandemic context. The work followed the fundamentals of a qualitative research- intervention, was based on the principles of historical-dialectical materialism and conceived the realization process as the analyzed product. The metodological procedures for creating the data were: course planning; four meetings realization; sending questionnaires; recording and transcription of interviews, systematization and data analysis. The data were organized into one analytical unit that matches/articulates the dialogue between the experiences of the VI EFPCEN and the experiences reported by the teachers in the context of teaching for basic education. Through analytical subunits, this research investigated the course planning and (re)adaptation trajectory, the elaboration and use of support resources (material on the slides and the website) for the teaching relationships and the speeches of four teachers related to the experiences of teaching, considering the challenges in the process of collective construction of memory. The results showed that the challenges experienced by the formative team were also experienced by the teachers. The choice/use/mastery of digital technological resources; the need to readjust the planning to mobilize the participation of the other(s); low adherence and effective participation and; the difficulties to carry out practical activities in remote teaching were shared experiences between the formative team and the teachers. With regard to divergences, the formative team found, in the university context, many possibilities to readapt the planning and execution of the course and was able to elaborate different support resources using the TDICs raised in the assumptions of PHC and neurosciences. We also found efforts to use these support resources in the teachers' pedagogical practices, adapted and reconstructed according to their particularities.
 
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Data de Publicação
2023-12-20
 
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