• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-27012021-210836
Documento
Autor
Nome completo
Heula Mayara Almeida Soares Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Valdemarin, Vera Teresa (Presidente)
Almeida, Elmir de
Badia, Denis Domeneghetti
Silva, Marilda da
Título em português
Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
Palavras-chave em português
Educação como resistência
Filosofia da educação
O Abecedário de Gilles Deleuze
Resumo em português
A presente dissertação teve como objetivo principal desenvolver reflexões sobre o ofício do professor e a possibilidade da educação como prática de resistência. Para tanto, foram analisadas as ideias expressas na obra O Abecedário de Gilles Deleuze tendo as reflexões do autor contidas no verbete P - de Professor como eixo de análise, em torno do qual foram pensadas bases teóricas e ações pedagógicas que constituem possibilidades transformadoras para o professor e para os alunos. A análise do professor foi entrelaçada a outros verbetes para abordar os devires que compõem sua formação, os elementos conceituais que caracterizam seu ofício, a desterritorialização na relação com o aluno e o plano de imanência como uma ferramenta essencial na composição das aulas como resistência. As memórias didáticas e pedagógicas de uma sequência de aulas inspiradas na filosofia de Deleuze são a base da narrativa sobre a possibilidade de experimentar a relação entre teoria e prática para transformar a ação docente por meio do estabelecimento de encontros conceituais e aprendizagens.
Título em inglês
Concepting the teacher in L'Abécédaire de Gilles Deleuze: references for education and philosophy
Palavras-chave em inglês
Education as resistance
L'Abécédaire de Gilles Deleuze.
Philosophy of education
Resumo em inglês
The aim of this dissertation was to develop thoughts about teaching and education as a practice of resistance. To this purpose, the ideas expressed in L'Abécédaire de Gilles Deleuze were analyzed considering the author's views, specifically the vocabulary entry P (Professor) as the axis of analysis. From this, the theoretical basis and pedagogical actions that engender transformational possibilities to teachers and pupils were developed. The professor's analysis has been interwoven with other entries to explain the becoming in its formation, the conceptual elements that characterize the profession, the deterritorialization towards the students, and the plan of immanence as an essential tool in the composition of classes as resistance. The didactic and pedagogical memoires of a sequence of courses inspired by Deleuze's philosophy were the basis of the narrative about the possibility of experiencing the relation between theory and practice, seeking to transform the teaching act through the establishment of conceptual meetings and learnings.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-03-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.