• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-27012021-210836
Documento
Autor
Nombre completo
Heula Mayara Almeida Soares Ribeiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2020
Director
Tribunal
Valdemarin, Vera Teresa (Presidente)
Almeida, Elmir de
Badia, Denis Domeneghetti
Silva, Marilda da
Título en portugués
Conceituar o professor no abecedário de Gilles Deleuze: referências para a educação e filosofia
Palabras clave en portugués
Educação como resistência
Filosofia da educação
O Abecedário de Gilles Deleuze
Resumen en portugués
A presente dissertação teve como objetivo principal desenvolver reflexões sobre o ofício do professor e a possibilidade da educação como prática de resistência. Para tanto, foram analisadas as ideias expressas na obra O Abecedário de Gilles Deleuze tendo as reflexões do autor contidas no verbete P - de Professor como eixo de análise, em torno do qual foram pensadas bases teóricas e ações pedagógicas que constituem possibilidades transformadoras para o professor e para os alunos. A análise do professor foi entrelaçada a outros verbetes para abordar os devires que compõem sua formação, os elementos conceituais que caracterizam seu ofício, a desterritorialização na relação com o aluno e o plano de imanência como uma ferramenta essencial na composição das aulas como resistência. As memórias didáticas e pedagógicas de uma sequência de aulas inspiradas na filosofia de Deleuze são a base da narrativa sobre a possibilidade de experimentar a relação entre teoria e prática para transformar a ação docente por meio do estabelecimento de encontros conceituais e aprendizagens.
Título en inglés
Concepting the teacher in L'Abécédaire de Gilles Deleuze: references for education and philosophy
Palabras clave en inglés
Education as resistance
L'Abécédaire de Gilles Deleuze.
Philosophy of education
Resumen en inglés
The aim of this dissertation was to develop thoughts about teaching and education as a practice of resistance. To this purpose, the ideas expressed in L'Abécédaire de Gilles Deleuze were analyzed considering the author's views, specifically the vocabulary entry P (Professor) as the axis of analysis. From this, the theoretical basis and pedagogical actions that engender transformational possibilities to teachers and pupils were developed. The professor's analysis has been interwoven with other entries to explain the becoming in its formation, the conceptual elements that characterize the profession, the deterritorialization towards the students, and the plan of immanence as an essential tool in the composition of classes as resistance. The didactic and pedagogical memoires of a sequence of courses inspired by Deleuze's philosophy were the basis of the narrative about the possibility of experiencing the relation between theory and practice, seeking to transform the teaching act through the establishment of conceptual meetings and learnings.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-03-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.