• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2022.tde-25052023-075849
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Gonçalves da Silva Neto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Fonseca, Sergio Cesar da (Presidente)
Mahl, Marcelo Lapuente
Narita, Felipe Ziotti
Santos, Vítor Queiroz
Título en portugués
Indícios das relações entre público e privado na assistência à infância na cidade de São Paulo (1870-1896)
Palabras clave en portugués
Assistência
História da educação
Infância
Resumen en portugués
Esta pesquisa pretende estudar as formas pelas quais os estabelecimentos de assistência à infância, fundados no período de 1870 a 1896, na cidade de São Paulo, buscavam reconhecimento, auxilio e subvenção no Estado. Essa conjuntura, entrecortada por diversas transformações como crescimento populacional, alterações no campo do trabalho e pelo fim da escravidão, é marcada pela emergência de instituições de assistência na cidade, tais como o Liceu de Artes e Ofícios, o Instituto D. Ana Rosa, o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga e o Liceu Sagrado Coração de Jesus. A pesquisa é fundamentada em documentação como anuários estatísticos e de ensino, relatórios de presidentes de província e registros da Assembleia Legislativa, dando maior ênfase ao papel do Conde José Vicente de Azevedo na fundação do Asilo Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, por meio da análise de seu Estatuto e documentações contextualizadas dentro do período mencionado. Analisando as relações entre público e privado no campo da assistência à infância em São Paulo, o trabalho indica que havia relações de colaboração e subvencionamento, com destaque para os contatos com a Assembleia Provincial, para os pedidos de isenção de impostos, de doação de terrenos e de inclusão no orçamento público.
Título en inglés
Evidence of the relationship between public and private in child care in the city of São Paulo (1870-1896)
Palabras clave en inglés
Assistance
Childhood
History of education
Resumen en inglés
This research intends to study the ways in which child care establishments, founded in the period from 1870 to 1896, in the city of São Paulo, sought recognition, assistance and subsidies in the State. This conjuncture, interspersed with several transformations such as population growth, changes in the field of work and the end of slavery, is marked by the emergence of assistance institutions in the city, such as the Liceu de Artes e Ofícios, the Instituto D. Ana Rosa, the Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga Asylum and the Sacred Heart of Jesus Lyceum. The research is based on documentation such as statistical and teaching yearbooks, reports from provincial presidents and records of the Legislative Assembly, giving greater emphasis to the role of Count José Vicente de Azevedo in the foundation of the Asilo Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, through the analysis of its Statute and documentation contextualized within the mentioned period. Analyzing the relationship between public and private in the field of child care in São Paulo, the work indicates that there were relationships of collaboration and subsidization, with emphasis on contacts with the Provincial Assembly, for requests for tax exemption, donation of land and inclusion in the public budget.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.