• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-24082021-142417
Documento
Autor
Nome completo
Marília Gabriella Ribeiro Peres
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2021
Orientador
Banca examinadora
Garcia, Teise de Oliveira Guaranha (Presidente)
Drabach, Nadia Pedrotti
Pacifico, Soraya Maria Romano
Sousa, Lucília Maria Abrahão e
Título em português
Inovação na escola pública: polissemia do conceito e análise do Programa Inova Educação de São Paulo
Palavras-chave em português
Análise do discurso
Educação básica
Inovação
Programa Inova Educação
Resumo em português
Este estudo buscou problematizar o conceito de inovação no campo educacional e no Programa Inova Educação, salientando as metamorfoses e a ampliação sofridas por este conceito na história educacional recente. O percurso metodológico deste trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Para tanto revisitou-se a obra de autores clássicos de referência do campo educacional, cujas propostas foram e ainda são consideradas inovadoras bem como contextualizou-se artigos que discorrem sobre a temática da inovação na atualidade e analisou-se o Programa Inova Educação, que foi criado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2019, e que tem o propósito declarado de "oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio do Estado de São Paulo" (SÃO PAULO, 2019). Para realizar a análise do referido Programa, este estudo foi respaldado no arcabouço teórico da Análise do Discurso de matriz francesa, fundada por Michel Pêcheux. A partir das análises é possível indiciar que o sentido atribuído pelo Programa ao conceito de inovação é a oferta do uso das tecnologias em todas as escolas do estado de São Paulo. Cabe salientar ainda que embora adote um discurso de inovação, colaboração e interação, o Inova possui caráter imperativo e mercadológico, ao objetivar, em última instância a formação para o mercado de trabalho.
Título em inglês
Innovation in public schools: polysemy of the concept and political orientation in the Inova Educação Program of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Basic education
Discourse analysis
Innovation
Inova Educação Program
Resumo em inglês
This study aimed at problematizing the concept of innovation in the educational Field and in the Inova Educação program, highlighting the metamorphoses and the expansion suffered by this concept in recent educational history. The methodological path of this work is based on qualitative bibliographical and documentary research. For this purpose, the work of classic authors of reference in the educational field was revisited, whose proposals were and still are considered innovative, as well as the contextualization of articles that discuss the theme of innovation nowadays and also the analysis of the Inova Educação program, which was created by the São Paulo State Department of Education in 2019. This program has the stated purpose of "offering new opportunities for all students from the 6th to the 9th year and High School of the State of São Paulo" (SÃO PAULO, 2019). In order to conduct the analysis of the referred Program, this study was supported by the theoretical framework of the Discourse Analysis of French matrix, created by Michel Pêcheux. From the analyzes it is possible to indicate that the meaning attributed by the Program to the concept of innovation is the offer to use technologies in all schools in the state of São Paulo. Finally, it is important to note that despite adopting a discourse of innovation, collaboration and interaction, Inova contains, in fact, imperative and marketing characteristics, as it ultimately aims at training for the labor market.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-08-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.